Página inicial > Notícias > Alunos analisam a poluição dos rios de Colatina

Alunos analisam a poluição dos rios de Colatina

Publicado: Segunda, 22 de Março de 2010, 14h00 | Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2010, 14h11

Os alunos do 4º período de Saneamento Ambiental do campus Colatina fizeram registros fotográficos, entrevistaram a população colatinense e reuniram relatos de moradores.

Os rios de Colatina estão recebendo esgoto sanitário sem tratamento.Essa foi a realidade constatada pelos alunos do 4º período do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do campus Colatina.

A turma foi a trechos do Rio Doce e do Rio Santa Maria do Rio Doce, fez registros fotográficos, entrevistou a população colatinense e reuniu relatos de moradores que convivem com a problemática: “resido aqui há 23 anos e a água do rio está um pouco mais escura do que antes, devido aos esgotos que são lançados e à água da chuva, que vem barrenta”, diz uma das moradoras do bairro Vila Lenira, próximo ao Rio Santa Maria.

Durante a visita ao local, além do lançamento de esgoto no rio, foi identificada a ausência de mata ciliar, o que explica o fato de a água das chuvas escoar pela superfície e levar terra para dentro do rio, tornando-o barrento. Esse escoamento também não permite o armazenamento da água no lençol freático, reduzindo as nascentes. Quando questionada sobre a quantidade de água, a moradora informou que nas épocas de estiagem o rio diminui bastante de volume e às vezes exala mau cheiro.

Já às margens do Rio Doce, os futuros tecnólogos de Saneamento Ambiental ficaram impressionados ao encontrar uma pessoa que costuma pescar na proximidade de uma canalização de esgoto da cidade. O pescador relata que pesca por hobby desde criança e que a qualidade da água do rio vem piorando com o passar dos anos. Acredita, contudo, que isso não influenciou muito na quantidade e qualidade dos peixes. Ao ser questionado sobre uma eventual contaminação do pescado, comenta: “Eu sei que o lugar é poluído, mas eu limpo meus peixes com limão e vinagre e ficam limpos”. O pescador completa dizendo que joga a isca no meio do rio, onde supõe que a contaminação seja menor.

Embora investimentos na área de saneamento sejam relevantes para a recuperação dos recursos hídricos, os alunos acreditam que seja indispensável o trabalho de conscientização ambiental da população. Só dessa forma, com uma ação integrada, há esperança de resgatar a qualidade e a quantidade dos corpos de água da região.