Página inicial > Notícias > Professores do Ifes ganham destaque

Professores do Ifes ganham destaque

Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2010, 07h00 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2010, 22h09

Professores do Ifes se destacam em suas áreas de conhecimento.

O professor Arlan da Silva Gonçalves, do campus Guarapari, ficou em primeiro lugar na quarta edição do Concurso de Teses sobre Defesa Nacional, na categoria de trabalhos civis, com a tese “Estudo da reativação da acetilcolinesterase humana inibida pelo organofosforado Tabun através de métodos híbridos clássicos quantomecânicos”. O professor, que é PhD em Química, receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil. A premiação será realizada em Brasília, com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim. A data ainda não foi marcada.

Outro professor do Ifes também se destacou: Aurélio Azevedo Barreto Neto, da Coordenadoria de Saneamento Ambiental do campus Vitória, teve um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O projeto, intitulado “Avaliação, monitoramento e mapeamento de indicadores ambientais, em áreas susceptíveis a desertificação no Estado do Espírito Santo”, aborda indicadores ambientais e será importante para as ações de combate à desertificação na região, ainda carente em pesquisas.

Um artigo do professor do curso Técnico em Mecânica do campus Vitória, José Flávio Poças, foi aprovado para publicação na enciclopédia Biosfera, Volume 6, nº 11. O artigo tem como título “O Gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos nas empresas de recarga de cartuchos de impressora”. Mais informações no site: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2010c.htm.

E duas professoras do Ifes concluíram suas especializações. A tese da professora Maria Ivaneide Coutinho Corrêa, do campus Vitória, foi aprovada pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa. Com a defesa da tese “Avaliação de bactérias do ácido lático, endógenas da mandioca, nas características do polvilho azedo”, a professora obteve o título de doutora em Ciências e Tecnologia de Alimentos (Biotecnologia). A defesa foi realizada no dia 18 de novembro, em Viçosa, Minas Gerais.

A professora Gislene de Oliveira Pimentel, do campus Itapina, concluiu o curso de mestrado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Ela defendeu sua dissertação em Educação Agrícola, intitulada “A conscientização da problemática ambiental no ensino agrícola, no olhar do Geógrafo”, no dia 26 de novembro.