Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Professor do Ifes será coordenador de curso superior de Tecnologia em Educação Assistiva
Início do conteúdo da página

Professor do Ifes será coordenador de curso superior de Tecnologia em Educação Assistiva

Publicado: Segunda, 17 de Janeiro de 2011, 15h40 | Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2016, 14h34

Ele também foi o responsável pela elaboração do projeto do curso. 

O professor do campus Vitória, Paulo Willian Brunelli, vai coordenar o curso superior de Tecnólogo em Comunicação Assistiva, que será oferecido pela faculdade Novo Milênio. O professor ministra as disciplinas de Educação na Diversidade – Libras, ORTE III Educação Inclusiva, no curso de licenciatura em Matemática do campus. Ele também foi o responsável pela elaboração do projeto do curso.

O curso visa à formação de tradutores de Libras e do Braille, habilitados a atuarem nos diversos segmentos, principalmente em escolares regulares, centros de apoio às pessoas com necessidades especiais, instituições de ensino superior, repartições públicas, entre outros.

O curso foi criado pelo Ministério da Educação em 2009, dentro do catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia, mas ainda não havia curso de ensino superior específico para a formação destes profissionais. Quem já atuava na área obtinha a formação por meio de cursos de formação continuada, capacitação ou de cursos livres. O novo curso foi autorizado pelo Ministério da Educação no final de 2010.

O objetivo de criação do curso de Tecnólogo em Comunicação Assistiva é a promoção da acessibilidade dos surdos e pessoas com deficiência visual, na perspectiva da inclusão escolar e social nos setores públicos ou privados.

Com a crescente inserção desse público no setor produtivo e o advento de novas tecnologias de informação e comunicação, a área demanda profissionais tecnicamente preparados. Além de empregar equipamentos e técnicas de produção de material para essa “comunicação especial”, esse profissional envolve-se também com estudos e pesquisas para o desenvolvimento de novas estratégias, estimulando a inclusão social pela minimização das barreiras na comunicação.

Para mais informações sobre o curso, acesse: http://www.novomilenio.br/cursos/exibe_curso.asp?codigo=32.

Educação Assistiva no Ifes

Desde 2007, existem iniciativas na área de Educação Assistiva no Ifes. Um exemplo são as oficinas de Introdução à Língua Brasileira de Sinais – Libras, realizadas no campus Vitória, com a participação de estudantes e servidores.

O Instituto também apoia projetos criados pelos alunos para promoção da acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. Para saber mais, clique aqui.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página