Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Itapina investe no cultivo da uva Niágara Rosada
Início do conteúdo da página

Campus Itapina investe no cultivo da uva Niágara Rosada

Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2011, 12h01 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Por meio de um projeto de extensão rural, o campus desenvolve, em duas de suas áreas de cultivo, o plantio da uva, num total de 200 plantas.

Produtores rurais da região de Colatina vêm, nos últimos anos, investindo no cultivo da uva como nova fonte de renda. Mais especificamente, o município aposta na variedade Niágara Rosada, a uva de mesa mais vendida no país. O campus Itapina é, também, um desses investidores, uma vez que foi o primeiro a implantar o cultivo da uva em um dos municípios mais quentes do estado.

Por meio de um projeto de extensão rural, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Colatina e com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, o campus Itapina desenvolve, em duas de suas áreas de cultivo, o plantio da Uva Niágara Rosada, somando um total de 200 plantas. Em dezembro de 2010, o campus produziu, aproximadamente, 800 quilos de uva, com uma média de três quilos por planta. As colheitas são realizadas duas vezes ao ano e, geralmente, ocorrem nos meses de julho e de dezembro.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Colatina, com ajuda do Incaper e do campus Itapina, implantou, em outubro de 2010, um Pólo de Uva, que funciona na comunidade de São Pedro Frio. As mudas de uva foram produzidas pelo campus e distribuídas aos produtores pela Prefeitura de Colatina. Esse projeto foi criado para possibilitar aos agricultores do município novas alternativas no setor do agronegócio, tendo em vista o baixo custo de produção e a crescente valorização do produto no mercado brasileiro.

A engenheira agrônoma do campus Itapina, Cristiani Martins Busato, e o coordenador do Setor de Produção de Mudas e Fruticultura, Antônio Teixeira, são os organizadores do projeto e foram responsáveis pela produção das mudas no campus; além disso, deram treinamentos para os produtores realizarem a enxertia, técnica que permite a união de duas plantas.

Segundo a engenheira, a iniciativa surgiu com o seu experimento de doutorado. “Durante todo o ano de 2009, realizei pesquisas na área de adubação, manejo da irrigação e condução da planta e o resultado foi muito espantoso, pois eu não imaginava que seria possível colher tanta uva em Colatina, cujo clima é tão quente”. A tese de doutorado foi defendida em julho de 2010, com o título: "Produção e qualidade da uva Niágara Rosada fertirrigada com diferentes doses de nitrogênio em Colatina, ES".
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página