Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Seminário sobre construção civil reúne sindicatos brasileiros e italiano no campus Vitória
Início do conteúdo da página

Seminário sobre construção civil reúne sindicatos brasileiros e italiano no campus Vitória

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2011, 19h03 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O seminário abordou questões sobre educação integral e qualificação do trabalho na construção civil.

Nesta segunda-feira (11), o campus Vitória recebeu o Seminário “Espírito Santo e Piemonte: antecipando o futuro” que reuniu sindicatos da construção civil do Brasil e de Piemonte, na Itália. O seminário teve como ponto de partida a relação de trabalhadores da construção civil e a qualificação do seu trabalho através de certificados e cursos.

O evento mostrou projetos de qualificação profissional, saúde e segurança do trabalho visando à montagem e ao desenvolvimento de novos projetos.

Compuseram a mesa de abertura o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; o diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; o pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati; o presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo de Atividades da Construção Civil e Similares – Fetraconmag, Aécio Leite; o presidente do Sintraconst, Paulo César Borba; o secretário nacional de Formação Nacional da Central Única dos Trabalhadores – CUT, José Celestino Lourenço; o diretor do Sindicato da Construção Civil – Iscos de Piemonte, Paolo Pozzo; o coordenador da Escola Sindical 7 de Outubro, Antonio Carlos Hilário; e a gerente da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SEASTDH, Fernanda Souza.

Qualificação de trabalhadores
A Pró-Reitoria de Extensão iniciou, no dia 2 de julho, o curso “Transformando Mestres de Obras em Professores”, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – Sintraconst, que promove a qualificação no trabalho do mestres de obras.

A iniciativa tem como objetivo qualificar os mestres de obras para atuação como professores, uma vez que eles ensinam os demais trabalhadores em um canteiro de obra. “O mestre de obras chancela a profissão“, afirmou o Diretor de Relações Empresarias e Extensões Comunitárias, Fábio Có.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página