Página inicial > Notícias > Curso “Ciência da Computação 50” realiza última aula oficial

Curso “Ciência da Computação 50” realiza última aula oficial

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2011, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O curso é uma adaptação do Computer Science 50, da Universidade de Harvard.

Na quinta-feira (30), foi realizada a última aula do curso Ciência da Computação 50 – CC50, no miniauditório 2 do campus Vitória. Trata-se de uma adaptação do Computer Science 50, da Universidade de Harvard. O curso é gratuito e presencial, com carga horária de 4 horas semanais. Os alunos, também, dedicaram entre 10 e 15 horas semanais em casa para a resolução de exercícios. Além disso, foram realizadas vídeoaulas, com material disponível para download, no site do curso.

Na ocasião, estiveram presentes, além dos formandos, o Gerente de Gestão Educacional do campus Vitória, Kefren Calegari dos Santos, e o professor de Física, Célio Marques. Clique aqui para assistir ao vídeo da primeira turma do CC50.

Inicialmente, a turma era composta por aproximadamente 60 alunos, mas somente cerca de 20 se formaram. Segundo o idealizador do curso no campus Vitória, Gabriel Guimarães, essa taxa de desistência é a mesma que ocorre em Harvard, devido ao grau de dificuldade do curso.

A duração do curso é de aproximadamente 11 semanas. Nesse período, os alunos desenvolveram vários softwares, aplicativos, jogos e páginas para web. Alguns desses trabalhos podem ser visualidados no site: http://scratch.mit.edu/users/cc50.

A iniciativa de trazer essa metodologia para o campus foi do aluno Gabriel Guimarães, do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, que contou com o apoio da direção. Gabriel, que é também o único instrutor do curso, realizou o Computer Science 50, a distância, quando estava em intercâmbio na Alemanha.

“Vi que era um curso fora dos padrões que eu conhecia. Eu aprendi muito em muito pouco tempo e me diverti durante todo o processo. Por isso, pensei em trazer esse tipo de conhecimento para o Brasil”, afirmou o aluno. Ele se responsabilizou por traduzir todo o material, contando com o apoio de seu professor David Malan e por desenvolver o site http://cc50.com.br. Segundo ele, já há previsão de novas turmas para o próximo ano.