Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Floresta Piloto do campus de Alegre recebe visita de autoridades e pesquisadores
Início do conteúdo da página

Floresta Piloto do campus de Alegre recebe visita de autoridades e pesquisadores

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2012, 12h56 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2012, 20h01

A Floresta Piloto foi implantada há dois anos e possui 57 hectares, além de 3,5 hectares de margem ciliar com áreas plantadas de cacau e seringueira.

 

O campus de Alegre recebe, na sexta-feira (26), a visita dos participantes do II Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental. Os congressistas vão ao campus conhecer a Floresta Piloto, um projeto realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes juntamente com o Governo do Espírito Santo e a Vale.

Também está prevista a participação, na visita técnica, do governador do Estado, Renato Casagrande, do diretor presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Evair Vieira de Melo, e de secretários de Estado.

O congresso é realizado de terça (23) a sexta-feira (26) e esta edição tem como tema a Produção de Água. O público-alvo é composto por professores, pesquisadores, extensionistas, fiscais, ambientalistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores rurais, empresários, entre outros, na busca de soluções para os desafios existentes no setor de florestas ambientais. De terça a quinta-feira, a programação será realizada no Sesc de Guarapari. Na sexta, será realizada a visita técnica à Floresta Piloto para conhecer em campo diferentes modelos e sistemas florestais sustentáveis implantados no campus de Alegre.

De acordo com o professor do campus de Alegre João Batista Pavesi, responsável pelo projeto, durante a visita, os participantes vão conhecer áreas de seringueiras e de cacau e poderão conferir o rendimento de áreas de reflorestamento plantadas há 30 anos e de áreas da Floresta Piloto, composta por modelos experimentais e demonstrativos de florestas de produção e de florestas de proteção.

A Floresta Piloto foi implantada há dois anos e possui 57 hectares, dividida em parcelas experimentais, além de 3,5 hectares de margem ciliar com áreas plantadas de cacau e seringueira. O professor explica que, com o projeto, “espera-se que as árvores plantadas na Floresta Piloto tenham rendimento igual ou superior que as áreas reflorestadas há 30 anos”.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página