Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Nota de esclarecimento sobre prova de Língua Portuguesa
Início do conteúdo da página

Nota de esclarecimento sobre prova de Língua Portuguesa

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2012, 20h00 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2012, 10h42

A Banca Elaboradora da prova esclarece que os textos selecionados, bem como as questões relacionadas, abordavam estratégias publicitárias e mensagens textuais utilizadas pela propaganda, questionando a influência dessas.

Quanto ao “Texto 02” da prova de Língua Portuguesa do Processo Seletivo para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, realizado neste domingo (2), a Banca Elaboradora da prova esclarece que os quatro textos selecionados, bem como as questões de 1 a 15, abordavam estratégias publicitárias e mensagens textuais utilizadas pela propaganda, questionando a influência dessas. A Banca afirma que não viu a tirinha selecionada com “olhar pornográfico”, mas deteve-se no foco textual, que faz uma crítica a algumas abordagens realizadas pela Publicidade. Nas palavras da Banca Elaboradora, “o último quadro é uma sequência dos primeiros, que sugerem o tipo de leitura pretendido”.

A Gerência de Processos de Seleção do Ifes esclarece que as questões de prova dos processos seletivos são elaboradas por profissionais do quadro efetivo do Instituto, indicados pela coordenadoria (setor que reúne docentes de uma mesma área de conhecimento) responsável pela disciplina da prova em questão. Após a elaboração, as questões são encaminhadas à Gerência de Processos de Seleção apenas para formatação da prova, tendo em vista a necessidade de manter o conteúdo restrito ao menor número possível de servidores, para garantir o sigilo dado às provas até o momento de sua aplicação.

O Instituto Federal do Espírito Santo está analisando quais são as providências possíveis neste caso.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página