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Alunos do campus Aracruz participam da “Expedição Ifes – Conhecendo o Brasil”

Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2012, 17h24 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2012, 16h46

Os estudantes viajaram para as cidades de Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro, e de São Paulo.

 

Os alunos dos cursos técnicos em Química e em Mecânica do campus Aracruz participaram do Projeto Expedição Ifes – Conhecendo o Brasil, que consistiu em viagens para as cidades de Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro, e de São Paulo, nos dias 28 de novembro a 1º de dezembro.

Em Angra, os alunos visitaram a Usina Eletronuclear, onde assistiram a uma palestra sobre a usina e puderam ter uma visão geral de todas as suas instalações. Em seguida, os alunos conheceram o Simulador de Angra 2, construído com o objetivo básico de treinar e desenvolver equipes competentes para a operação da usina.

Já em Paraty, foi feito um city tour pelo centro histórico da cidade. Os alunos puderam observar sobrados, museus e igrejas centenárias que compõem o Centro Histórico, um quadrilátero de 35 quarteirões considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco o conjunto arquitetônico mais harmonioso do século XVIII.

Ainda em Paraty, os alunos conheceram o Caminho do Ouro, estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes. Este era um ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII. O caminho ligava Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo. No chamado "Ciclo do Ouro", Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e, também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII. Também foi visitada a vila de Trindade, a 30 km de Paraty, formada pela colisão da Serra do Mar com as praias de Trindade. Na companhia de um guia local, os alunos conheceram as três principais praias de Trindade.

“Durante todo o tour, os alunos puderam viajar pela história, cultura e comércio de Paraty junto com os guias locais, que estavam vestidos com trajes da época dos séculos XVII e XVIII”, relata o professor orientador do projeto, Alessandro Bermudes. “A Expedição foi uma experiência única. Confraternização e convívio com amigos e professores são sempre essenciais para uma vida acadêmica, além de nos proporcionar conhecimento, através da cultura da cidade e história dos lugares que conhecemos! O projeto foi puro sucesso”, afirma a aluna do curso Técnico em Química, Amanda Borges.

Em São Paulo, os estudantes visitaram o Museu da Língua Portuguesa, ponto de encontro com a língua, a literatura e a história. Também conheceram o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu. O museu conta a história do futebol brasileiro e não expõe relíquias e objetos antigos, características comuns a qualquer museu convencional, mas há mais de 1.400 fotografias e seis horas de vídeo interativo e com recursos tecnológicos.

Para contar a história da sociedade brasileira, os alunos visitaram o Museu do Ipiranga, que conta com acervo de mais de 125 mil artigos, entre objetos, iconografia e documentação arquivística do século XVI até meados do século XX. Em frente, ficam os jardins que são uma réplica em tamanho reduzido dos jardins do Palácio de Versailles, na França.

O Aquário de São Paulo apresentou aos alunos uma oportunidade de conhecer de perto a realidade de diversos ecossistemas aquáticos nacionais e mundiais. Em mais de três mil metros quadrados, o aquário conta com um complexo de cultura e educação ambiental, dotado de tanques, aquários, lagos, painéis descritivos e ferramentas educacionais. Os estudantes visitaram também o Zoológico de São Paulo, que tem mais de três mil animais e ainda conta com área de mais de 800 quilômetros quadrados de Mata Atlântica original.

Para finalizar a viagem, os alunos conheceram o Espaço Catavento, onde puderam tocar um meteorito de verdade, entender como funciona um gerador de energia e, ainda, descobrir que o sol visto de perto não é tão redondo como parece. Na visita, os estudantes puderam interagir com a ciência na prática.

“Foi uma experiência maravilhosa. Quero agradecer ao campus Aracruz por proporcionar uma viagem tão organizada e prazerosa para todos os alunos, em que pudemos visualizar vários conhecimentos teóricos na prática e visualizar alguns acontecimentos históricos do nosso país”, conta o aluno do curso Técnico em Mecânica, Felippe Louvem.

“O projeto foi um sucesso. Os alunos interagiram em todos os momentos com o que lhes era mostrado pelos guias locais e puderam desenvolver o conhecimento teórico da sala de aula em conhecimento vivo, podendo vivenciar a história, cultura e a biodiversidade de cada região visitada”, afirma Alessandro.

O projeto tem o objetivo de contribuir para que os alunos aprofundem os conteúdos ministrados em aula. Segundo o professor Alessandro, as viagens servem para tornar o conteúdo vivo. “Ao olhar o mundo, identificá-lo e fazer relações com o seu momento presente, o jovem desenvolve o respeito, a admiração e a reverência diante da natureza e dos feitos do homem”, completa.

 

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