Página inicial > Notícias > Trabalhos de professores do Ifes participam de publicações internacionais

Trabalhos de professores do Ifes participam de publicações internacionais

Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2013, 13h33 | Última atualização em Segunda, 25 de Fevereiro de 2013, 15h40

O professor Thiago de Melo Costa Pereira, do campus Vila Velha, publicou artigo na edição de fevereiro do International Journal of Molecular Sciences.

O professor Thiago de Melo Costa Pereira, do campus Vila Velha, juntamente com Clarissa Tonini, Bianca Campagnaro, Lis Louro, Elisardo Vasquez e Silvana Meyrelles, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, tiveram artigo relacionado a moléculas publicado em revista internacional.

O artigo “Effects of Aging and Hypercholesterolemia on Oxidative Stress and DNA Damage in Bone Marrow Mononuclear Cells in Apolipoprotein E-deficient Mice”   foi publicado no International Journal of Molecular Sciences, neste mês de fevereiro.

O trabalho mostra evidências sobre o comprometimento das células da medula óssea de animais hipercolesterolêmicos em consequência de dois fatores: idade e hipercolesterolemia (colesterol elevado no sangue).Os danos avaliados foram: produção de espécies reativas do oxigênio (ROS), fragmentação no DNA e índice de apoptose. O estudo foi o primeiro a demonstrar decréscimo na funcionalidade das células da medula óssea, as quais podem estar envolvidas no reparo de lesões vasculares.

Já o professor Igor Carlos Pulini, do campus Colatina, publicou livro que relata sobre a Heurística na maior editora mundial de acesso multidisciplinar de livros abertos, que abranjam áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina. A InTech tem como objetivo proporcionar o acesso online gratuito a pesquisa de alta qualidade, ajudando acadêmicos para tornar seu trabalho visível e acessível a diversos novos públicos em todo o mundo.

O livro “Recent Advances on Meta-Heuristics and Their Application to Real Scenarios” foi escrito em inglês e aborda o desenvolvimento de uma ferramenta com inteligência computacional, capaz de efetuar o escalonamento das tarefas de forma a balancear a demanda dos produtos com os recursos disponíveis, respeitando as restrições operacionais em uma indústria de confecções. Nesta indústria, grande parte das operações depende de processos manuais, o que resulta em constantes variações no tempo previsto para se realizar as tarefas; este fato, somado ao elevado número de ordens de produção em cada processo, faz com que efetuar o planejamento das operações e mantê-lo atualizado se torne uma tarefa difícil de ser executada.

Neste ambiente dinâmico, surge a necessidade de um controle de produção em tempo real que possibilite que as informações do estágio atual da produção estejam disponíveis e atualizadas, permitindo a implantação de uma ferramenta que otimize o sequenciamento das tarefas considerando o estagio atual da produção. A ferramenta proposta neste trabalho utiliza técnicas baseadas em algoritmos genéticos para resolução de problemas com múltiplos objetivos com o intuito de obter um conjunto de soluções ótimas (conjunto ótimo de Pareto). De posse deste conjunto, são aplicadas técnicas de análise multicritério para selecionar uma dentre as soluções, que de acordo com os critérios, apresenta as preferências do decisor.

Assunto(s): livro , artigo , professor