Procedimento adotado pelo Ifes em processos seletivos é apresentado a instituições de ensino superior do Brasil
O Instituto possibilitou que os candidatos dos processos seletivos para cursos técnicos e de graduação apresentassem o comprovante de indicação do Número de Identificação Social.
Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram, no dia 16 de abril, de reunião em Brasília sobre o Sistema de Seleção Unificada – Sisu. Entre os temas debatidos na ocasião, um deles foi o processo de análise da documentação comprobatória dos candidatos às vagas de ação afirmativa. Participaram da reunião representantes de instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.
Durante a reunião, o Ifes apresentou o método adotado nos processos seletivos para cursos técnicos e para cursos de graduação para os candidatos às vagas de ação afirmativa 1, destinadas àqueles que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública e tenham renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo.
Para concorrer a essas vagas, os candidatos deviam apresentar documentação que comprovasse a renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo. O Instituto, no entanto, possibilitou que os candidatos que possuíam inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico pudessem apresentar o comprovante de indicação do Número de Identificação Social – NIS.
De acordo com o servidor Renato Chaves Oliveira, do campus São Mateus, o procedimento adotado pelo Ifes gerou interesse por parte das demais instituições participantes da reunião. Também gerou uma proposta que será levada ao Ministério da Educação – MEC para que as demais instituições adotem o procedimento.
Redes Sociais