Página inicial > Notícias > Procedimento adotado pelo Ifes em processos seletivos é apresentado a instituições de ensino superior do Brasil

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2013, 10h32 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2013, 10h35

O Instituto possibilitou que os candidatos dos processos seletivos para cursos técnicos e de graduação apresentassem o comprovante de indicação do Número de Identificação Social.

Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram, no dia 16 de abril, de reunião em Brasília sobre o Sistema de Seleção Unificada – Sisu. Entre os temas debatidos na ocasião, um deles foi o processo de análise da documentação comprobatória dos candidatos às vagas de ação afirmativa. Participaram da reunião representantes de instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.

Durante a reunião, o Ifes apresentou o método adotado nos processos seletivos para cursos técnicos e para cursos de graduação para os candidatos às vagas de ação afirmativa 1, destinadas àqueles que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública e tenham renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo.

Para concorrer a essas vagas, os candidatos deviam apresentar documentação que comprovasse a renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo. O Instituto, no entanto, possibilitou que os candidatos que possuíam inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico pudessem apresentar o comprovante de indicação do Número de Identificação Social – NIS.

De acordo com o servidor Renato Chaves Oliveira, do campus São Mateus, o procedimento adotado pelo Ifes gerou interesse por parte das demais instituições participantes da reunião. Também gerou uma proposta que será levada ao Ministério da Educação – MEC para que as demais instituições adotem o procedimento.

Assunto(s): processo seletivo , CadÚnico , NIS