Página inicial > Notícias > Campi do Ifes realizam projetos de nivelamento e reforço para alunos ingressantes

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2013, 14h51 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2013, 15h59

Os projetos de nivelamento e reforço têm como meta colaborar com a adaptação didática dos novos alunos.

Os projetos de nivelamento e reforço para alunos ingressantes no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tem como objetivo principal auxiliar os estudantes na adaptação às disciplinas que integram as grades dos cursos, tanto integrados quanto concomitantes. Essa prática colabora para suprir carências, minimizar os índices de reprovação e reduzir a evasão nos cursos. Até o momento, há cerca de oito campi que possuem projetos de nivelamento e reforço para os novos alunos.

Os processos de nivelamento, em sua maioria, avaliam as dificuldades dos discentes por meio da aplicação de uma prova diagnóstico. Em seguida, o estudante pode ser convidado a participar das aulas de reforço de acordo com o seu desempenho.

Projetos de nivelamento no Ifes
O Projeto Asas é uma realização do campus Aracruz. O reforço auxilia estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio com dificuldades em matemática. As aulas foram realizados no ano letivo de 2012, e ainda não há previsão de início das aulas neste ano.

No campus de Alegre, será realizado esse ano um projeto de reforço na disciplina de inglês. As aulas, ministradas das 16h10min às 18h, após a carga horária letiva, são destinadas aos alunos do primeiro ano dos Técnicos Integrados ao Ensino Médio que possuam dificuldades na disciplina.

O campus Piúma realiza projetos de nivelamento desde o ano passado. Com o conteúdo da matriz da Prova Brasil como referência, o campus realiza uma prova diagnostico nas disciplinas de português e matemática para oferecer reforço aos alunos ingressantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de acordo com sua pontuação final. O projeto continuará durante o ano letivo de 2013 após a chegada dos novos professores das disciplinas no campus.

Em São Mateus, o nivelamento também é direcionado aos alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. É a terceira vez que o campus realiza o projeto: o nivelamento teve seu início envolvendo a disciplina de matemática e, em seguida, expandiu-se para a de produção de texto. Esse ano o processo foi realizado em duas partes: a primeira tratava-se de uma avaliação do estudante feita pelo professor e a segunda deu-se na aplicação da prova diagnóstico. Todos os estudantes são convidados a participar das atividades de reforço, porém, sua presença não é obrigatória. O campus São Mateus fornece ao aluno participante uma apostila de auxílio, com os conteúdos que os estudantes possuem mais dificuldade.

O campus Linhares deu início ao Projeto de Aprimoramento em Português – PAP no mês de março. As aulas, realizadas no próprio campus, se estenderão até maio. Existe também a intenção de estender o projeto para a disciplina de matemática.

O campus Itapina iniciou o projeto de nivelamento entre os estudantes do primeiro ano dos cursos integrados, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Física. A iniciativa foi realizada, também, no ano de 2012 para a retomada das aulas após a greve.

O campus Vila Velha começou no dia 26 de abril um curso de nivelamento voltado para os alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Química, com carga horária de 25 horas ao longo do semestre. O curso será realizado de forma paralela à disciplina de Química Geral I, ministrado pela professora Elizabeth Rodriguez Roriz.

Em Nova Venécia, são realizadas atividades de ambientação. Elas ocorrem antes do início do ano letivo e consistem em aulas para as disciplinas de física, química, matemática, português, além de oficina de xadrez e informática. No ato da matrícula, os alunos são convidados a participar das aulas, que tem carga horária de 75 horas para os cursos técnicos integrados e 45 horas para os concomitantes. Já é o segundo ano em que o campus realiza esse projeto. Em 2013, as aulas foram realizadas durante o mês de março.

Santa Teresa, Ibatiba, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória ainda não realizam projetos de nivelamento e reforço em seus respectivos campi, porém, possuem grande interesse no início desses projetos por acreditar em sua importância e no benefício que eles trazem para o estudante, de acordo com suas Diretorias de Ensino e setores de Gestão Pedagógica. Os campi estão em processo de análise e elaboração para a possibilidade de implantação futura dos projetos nas escolas.

Assunto(s): nivelamento , reforço