Campus Guarapari inaugura primeira expansão e anuncia novos projetos
Já estão em andamento as obras da segunda e da terceira etapa de expansão do campus.
Nesta sexta-feira (17), o campus Guarapari inaugurou a primeira fase das obras de expansão do campus. A ocasião também celebrou o terceiro aniversário do campus Guarapari.
Participaram da solenidade o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pela; a senadora Ana Rita; a deputada federal Iriny Lopes; a deputada estadual Janete de Sá; autoridades locais, empresários, além dos alunos e servidores do campus.
O diretor-geral do campus Guarapari, Ronaldo Neves Cruz, abriu a solenidade agradecendo aos servidores que, nas palavras dele, têm ajudado muito no crescimento do campus. Além da área inaugurada nesta sexta-feira, o diretor anunciou outros dois projetos de expansão.
A segunda fase, já em andamento, terá 4.400 metros quadrados e prevê a construção de um prédio que abrigará laboratórios para os cursos técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica e Mecânica. Haverá ainda um terceiro bloco que, de acordo com o diretor, será uma área para o desenvolvimento de talentos na área esportiva. “Nossa visão de futuro é termos um centro de formação de atletas para o município de Guarapari e entorno, com piscina, ginásio e quadras poliesportivas”, adiantou.
O diretor se emocionou ao falar do trabalho realizado por ele e pela equipe de servidores para o desenvolvimento do campus dentro de uma das regiões mais promissoras do Espírito Santo. Ele também anunciou a primeira graduação, em 2014, em Administração e o início do quarto curso técnico, na área de Mecânica.
A deputada federal Iriny Lopes e a senadora Ana Rita reforçaram, em suas falas, a importância da educação para o crescimento do Espírito Santo e ressaltaram a expansão do Instituto Federal, que chegará a 20 campi no estado.
O prefeito de Guarapari, Orly Gomes, elogiou a ampliação do Instituto no Espírito Santo. “Essa expansão é fundamental porque nós temos carência de mão de obra técnica e o Ifes está empenhado nesse desenvolvimento. Ele destacou ainda o trabalho realizado pelo diretor do campus Guarapari juntamente com sua equipe.
O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, agradeceu a paciência e a persistência dos servidores e alunos durante o período de obras do campus Guarapari. “Estamos numa fase de consolidação, começamos a ver as expansões dos campi que começaram num tamanho pequeno”. Ele lembrou que apenas os seis campi originais são considerados efetivamente implantados. “Os demais estão ainda em processo de ampliação, de crescimento, de contratação de servidores e aumentando o número de alunos”, ressaltou.
O reitor do Ifes também destacou a verticalização do Instituto. “Os campi começam com cursos técnicos, mas teremos cursos superiores e, no seu devido momento, também cursos de mestrado e doutorado em todos os campi”.
O governador Renato Casagrande recebeu do professor Fábio Zorzal, do Ifes, o livro “Gerência de Cidades – Infraestrutura: com Estudo de Caso para a Cidade de Curitiba”. A obra foi escrita pelo professor e trata de sua tese de doutorado.
Em sua fala, o governador ressaltou a iniciativa estadual que vai seguir o modelo do Instituto Federal do Espírito santo, com a criação do Instituto Estadual de Educação, que complementará a rede do Ifes, com unidades nos municípios que não possuem campi do Instituto. “Até 2020, teremos vinte institutos federais e vinte institutos estaduais”, anunciou.
Após as falas, as autoridades presentes realizaram o descerramento da placa de inauguração. A primeira fase de expansão abrange mil e trezentos metros quadrados que serão utilizados como salas de aula, laboratórios de química, física, biologia e informática, espaços para assistência social, apoio pedagógico e enfermaria, além de salas de coordenadorias, direção de ensino, direção-geral e sala de reuniões. O campus possui atualmente cerca de 600 alunos regulares, além de aproximadamente 300 alunos em cursos de curta duração para qualificação profissional.
Redes Sociais