Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Ifes mobiliza comissões locais em reunião
Os Planos de Gestão de Logística Sustentável são ferramentas de planejamento que permitem ao Instituto estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.
A Comissão Gestora Central do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes se reúne, na sexta-feira (21), com os diretores de Administração dos campi e os presidentes das Comissões Gestoras do Plano de Logística Sustentável dos campi. O objetivo do encontro é mobilizar as comissões locais e apresentar os documentos necessários às atividades das comissões. A reunião será realizada a partir das 8h30min, no auditório da Coordenadoria de Mecânica do campus Vitória.
A Comissão Gestora Central foi criada pela Portaria 2.176/2012 da Reitoria e tem a atribuição de elaborar, monitorar, avaliar e revisar os Planos de Gestão de Logística Sustentável – PLS, em conjunto com as comissões locais. E os campi deverão formar comissões locais que irão elaborar, monitorar, avaliar e revisar o Plano de Logística Sustentável do campus e ficarão vinculadas à Comissão Central, que orientará a elaboração do PLS de cada campus com vistas à uniformização dos procedimentos dos institutos.
Os campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, São Mateus, Santa Teresa e Serra já indicaram suas comissões. Os demais campi poderão indicar os membros das comissões locais até terça-feira (18), para o presidente da Comissão Central, Wagner Poltroniere Entringer, pelo e-mail wagner@ifes.edu.br.
Os Planos de Gestão de Logística Sustentável são ferramentas de planejamento que permitem ao Ifes estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública. Todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e as empresas estatais dependentes deverão elaborar seus PLS.
A necessidade de elaboração de Planos de Gestão de Logística Sustentável foi instituída pela Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, publicada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG, por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. O documento define as regras para a elaboração dos planos e determina a criação da Comissão Gestora de Logística Sustentável em todos os órgãos e entidades da administração pública federal.
Os planos poderão ser subdivididos, a critério de cada órgão ou entidade, em razão da complexidade de sua estrutura, sendo os resultados consolidados e apresentados pela autoridade competente.
Os PLS devem conter, pelo menos, atualização do inventário de bens e materiais do órgão ou entidade e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; e ações de divulgação, conscientização e capacitação. Os planos devem abranger material de consumo; energia elétrica; água e esgoto; coleta seletiva; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras e contratações sustentáveis; e deslocamento de pessoal.
Redes Sociais