Professor do Ifes recebe a Comenda Rio Branco em cerimônia prestigiada pela presidente da República
Ele recebeu a honraria juntamente com sua irmã, que é ex-aluna da instituição e sua sócia.
O professor Flávio Tongo, do campus São Mateus, recebeu, na segunda-feira (17), a Comenda Rio Branco pelo Ministério das Relações Exteriores, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A cerimônia foi prestigiada pela presidente da República, Dilma Roussef. Flávio foi homenageado juntamente com sua irmã e sócia, Ana Paula Tongo.
A Ordem do Rio Branco é assim intitulada em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco, e sua Grã-Cruz, a autoridade máxima, é a presidente da República.
De acordo com o professor, para receber esta comenda, um conselho da Ordem do Rio Branco avalia a biografia de cada candidato indicado. “E, com certeza, entre outras ações empreendidas ao longo da minha vida profissional e cidadã, o Ifes contribuiu significativamente”, afirma.
Flávio foi estudante da instituição de 1989 a 1994, onde fez o curso Técnico em Eletrotécnica. Desde a época em que estudou na instituição, ele pensava na possibilidade de criar uma empresa de base tecnológica. Essa possibilidade se concretizou com a fundação da Bitável Tecnologia, empresa que criou em parceria com sua irmã, que também é ex-aluna da instituição.
“Com objetivo de criar vinculo com instituição de pesquisa e extensão para dar suporte a pesquisas de novos produtos neste empreendimento, prestei concurso para lecionar no Ifes em 2005”, conta. No Instituto, ele participou do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros – Neab do Ifes, consolidando novos olhares sobre a integração dos países africanos e o Brasil na atualidade.
“Como professor do Instituto, membro do Neab e sócio-fundador da Bitável Tecnologia, pude contribuir de modo mais amplo com a organização do Congresso do Empreendedor Lusófono no Espírito Santo, captado por Ana Paula Tongo, durante viagem de negócios a Portugal”. O evento, realizado em Vitória em 2012, contou com a participação de países como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Portugal, onde foi possível divulgar positivamente o Brasil e aprofundar as pesquisas na criação de produtos de base tecnológica.
Por estas e outras ações da Bitável Tecnologia, os nomes de Flávio e de sua irmã foram indicados ao Ministério de Relações Exteriores para receber a insígnia da Ordem do Rio Branco, uma das mais importantes do Brasil, onde está grafada a expressão em latim “Ubique Patriae Memor“, que significa "Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança".
Ordem de Rio Branco
A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.
A Ordem é dividida em dois Quadros – Ordinário e Suplementar. O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa, e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que venham a ser agraciadas com a Ordem.
O Conselho da Ordem é constituído pelo Presidente da República, Grão-Mestre da Ordem, pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, na qualidade de Chanceler da Ordem, pelos Chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores. O Chefe do Cerimonial do Itamaraty é o Secretário da Ordem.
Redes Sociais