Página inicial > Notícias > Campus Piúma promove conscientização quanto ao uso de substâncias psicoativas com os alunos

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 18h01 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2013, 18h45

A Coordenadoria de Apoio ao Educando – CAE do campus Piúma promoveu, no dia 3 de setembro, o evento “As Interfaces das Substâncias Psicoativas no Contexto Escolar”. A atividade contou com a participação de 260 alunos, nos turnos da manhã e da tarde. A iniciativa teve como objetivo tirar dúvidas dos estudantes sobre o consumo de substâncias psicoativas e suas implicações, com foco na conscientização dos jovens.

Os estudantes foram divididos em grupos de trabalho e participaram de dinâmicas de acordo com os temas abordados. Um dos grupos trabalhou a percepção e a noção do autoconceito relacionada à autoestima. O grupo teve como facilitador o grupo Amor-Exigente – Regional Vitória e o Centro de Estudos e Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas – Cepad, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O Instituto Nova Aliança debateu com os estudantes o tema “A percepção da equipe profissional de uma clínica de tratamento de dependência química sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas: quebrando paradigmas”, com a apresentação de uma equipe profissional formada por psiquiatra, psicóloga, assistente social, terapeuta em dependência química e enfermeiro.

Outro grupo assistiu ao filme “Meu nome não é Johnny”. Após a exibição, os alunos discutiram a história e elaboraram cartazes com imagens, palavras e desenhos a fim de representar a vivência do grupo de trabalho. E o professor Antonio Messias de Aquino Junior falou sobre “Uso de substâncias potencializadoras por atletas”, em que os estudantes produziram vídeos a partir das informações debatidas na dinâmica.

Já os representantes da Prefeitura de Piúma ministraram palestra sobre álcool e outras drogas e explicaram como está estruturada a rede de serviços municipais de saúde mental. O professor Antonio Messias de Aquino Junior falou sobre o uso de substâncias estimulantes, suas consequências e trouxe relatos de experiências coletados nos meios de comunicação. No final da dinâmica, os alunos produziram vídeos com seus telefones celulares sobre o tema discutido.