Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes avalia primeira etapa do Planejamento Estratégico

Reitor do Ifes avalia primeira etapa do Planejamento Estratégico

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2013, 14h07 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2013, 17h03

Em sua avaliação, ele destacou que o planejamento é essencial para o futuro da instituição.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, fez uma avaliação das capacitações das Comissões Locais de Planejamento Estratégico, realizadas entre os dias 5 e 8 de novembro. O balanço dessa primeira etapa do Planejamento foi realizado em reunião do Colégio de Dirigentes, que aconteceu nesta quinta-feira (14), na Reitoria.

Denio fez uma avaliação positiva das capacitações e lembrou da importância do Planejamento Estratégico para o futuro da instituição. “O processo vai acontecer em paralelo com outros eventos e projetos realizados no Instituto e vai tomar tempo, mas não tem instituição que sobreviva sem planejamento. Cada vez mais precisamos ter um planejamento, saber para onde estamos indo, e isso vale para a instituição como um todo e vale para cada campus. Fazer a previsão hoje é essencial”, destacou.

Ele também reforçou que é preciso o comprometimento de todos nesse processo. “Estamos trabalhando com um grupo grande, que somam 232 pessoas. Precisamos ter o compromisso da participação dos membros das Comissões Locais na Análise SWOT, que será realizada de 26 a 28 de novembro”, afirmou.

O reitor ressaltou ainda que é preciso sensibilizar as pessoas a discutir os rumos do Instituto: “É difícil reunir um conjunto de pessoas para falar de futuro, mas sabemos da importância de pensarmos nos próximos cinco anos”, completou.

Outro ponto abordado foi o caráter inovador da criação dos institutos federais na educação profissional do país. “Mas, por ser inovação, não tem o futuro garantido. E, por isso, precisamos provar na prática se somos bons e se temos uma perspectiva de futuro muito clara”, encerrou.

Para o diretor-geral do campus Serra, José Geraldo Orlandi, a etapa de capacitação foi um momento de alinhar os conhecimentos dos membros das Comissões Locais. “Foi importante, especialmente para as pessoas que não conheciam a área de planejamento estratégico. Ao final, de certa maneira, todos terão iguais condições de fazer sugestões e propostas viáveis e tudo isso vai enriquecer o documento final”, falou.

O diretor-geral do campus Venda Nova do Imigrante, Aloísio Carnielli, acredita que o treinamento foi muito interessante, pois trouxe um olhar diferente sobre o Planejamento Estratégico. “E também inicia uma integração entre os campi, nos traz uma visão global, para entendermos que cada um faz parte de um todo”, elogiou. O diretor ressaltou também que essas atividades ajudam a criar o hábito de dialogar mais e de planejar.