Evento reúne estudantes de pós-graduação na área de educação matemática
O XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Matemática – Ebrapem foi realizado de 14 a 16 de novembro, no campus Vitória.
O teatro do campus Vitória ficou lotado durante a abertura do XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Matemática – Ebrapem, no dia 14 de novembro. O evento, realizado entre 14 e 16 de novembro por uma comissão formada por alunos e professores do Ifes e da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, reuniu estudantes de pós-graduação de diversos estados brasileiros em torno do tema “Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática”.
A solenidade de abertura foi conduzida por Alvarito Mendes Filho, ator, diretor e aluno do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat. Após a composição da mesa, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, Márcio Almeida Có, deu as boas-vindas aos participantes, em nome do reitor da instituição, Denio Rebello Arantes.
Márcio parabenizou os organizadores e destacou a parceria institucional entre Ifes e Ufes. “A organização de um grande evento como esse consolida a parceria entre as instituições. Desejo a vocês um bom final de semana de trabalho”, finalizou.
Em seguida, o diretor do campus Vitória, Ricardo Paiva, também saudou os presentes e apontou, em sua fala, a evolução no ensino da Matemática: de algo que era o “terror” dos alunos, anos atrás, para uma matéria cada vez mais leve e até divertida. “Que daqui saiam mais ideias e produtos que deixem a Matemática ainda mais atraente para os estudantes”, desejou.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, Cleonara Schwartz, representou o reitor da universidade na solenidade de abertura. Ela enfatizou que o debate proposto pelo Ebrapem é importante e atual. “O ensino da Matemática é um campo de estudo fundamental na educação brasileira hoje. O tema do evento não poderia ser mais adequado”, afirmou. Cleonara lembrou que existe um índice muito baixo de aprendizagem de fato da Matemática entre os estudantes, segundo apontam dados do governo federal.
O vice-coordenador do Educimat, Antonio Henrique Pinto, falou aos presentes sobre a demanda local pela formação de professores da área e sobre a diferença que o programa tem feito. “Costumamos ter 300 inscritos para 30 vagas no mestrado. Isso mostra a demanda por formação”, apontou. Ele ainda falou sobre a satisfação de receber os estudantes de pós-graduação no campus Vitória e apontou que seria um momento de pesquisa e reflexão.
A professora Dora Paiva, do Ifes, se referiu à estrutura do evento em sua fala na solenidade de abertura. Durante o Ebrabem, os estudantes de mestrado e doutorado apresentam seus trabalhos e recebem colaborações de outros colegas da área. “É muito bom ter o olhar do outro sobre o nosso trabalho e é também muita responsabilidade poder contribuir. Será um momento muito produtivo”, afirmou.
Já a professora Lígia Sad, da Ufes, disse estar muito alegre pela sua participação no XVII Ebrapem e pela colaboração entre as duas instituições. “Eu participei do primeiro Ebrapem, como estudante. Estou muito feliz de estar aqui e espero que vocês também possam viver muitos encontros”, falou.
Os alunos presidentes da comissão organizadora, Alex Jordane e Glória Médici, também manifestaram alegria por terem conseguido trazer para Vitória o evento. Glória recomendou que os participantes aproveitassem ao máximo os mestres presentes e a energia intelectual do encontro. Alex fez um agradecimento a todos os membros da comissão e instituições apoiadoras, e saudou os participantes. “Sintam-se em casa”, desejou.
Também compuseram a mesa de abertura Rony Claudio de Oliveira Freitas, diretor de Pós-graduação do Ifes e presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Sbem no Espírito Santo, e Alessandro Jacques Ribeiro, presidente nacional da Sbem. Ao falar aos presentes, Alessandro contou um pouco de sua trajetória pessoal.
Ele lembrou que seu objetivo de carreira inicialmente era ser professor da educação básica, contribuindo para o ensino da Matemática. Com o passar dos anos e com a evolução na sua formação, ele percebeu que poderia contribuir de outra forma, como pesquisador e professor. Alessandro afirmou que o Ebrapem esteve sempre relacionado à sua vida e foi responsável também pelos caminhos que trilhou.
Depois da fala dos membros da mesa de abertura, a Banda de Congo Panela de Barro, de Goiabeiras Velha, entrou pelos corredores do teatro tocando canções tradicionais, empolgando e fazendo a plateia levantar. Eles convidaram o público a ir para o lado de fora do teatro, onde ainda tocaram outras canções com os tambores e a casaca, e dançaram.
Ao final da apresentação, os participantes do Ebrapem voltaram para dentro do teatro para assistir à conferência de abertura. O professor Ole Skovsmose, da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, e que atualmente é professor visitante da Universidade Estadual Paulista – Unesp de Rio Claro, falou sobre o tema principal do evento: “Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática”.
OXVII Ebrapem teve 307 trabalhos inscritos. Pela estrutura do evento, os participantes foram divididos em várias salas, cada uma coordenada por um professor, e apresentaram seus projetos de mestrado e doutorado em breves comunicações, simultaneamente. Assim, eles receberam a colaboração de colegas da área, que também já haviam lido previamente os trabalho, promovendo a troca de ideias e debates.
Semana da Matemática
O primeiro dia do Ebrapem coincidiu com o encerramento da 3ª Semana da Matemática, evento também realizado no campus Vitória. De 12 a 14 de novembro, foram oito palestras e duas mesas-redondas, além de várias oficinas. Trabalhos, relatos de experiência e pôsteres foram apresentados.
A abertura, no dia 12, contou com o musical “Estradas do Rock”, espetáculo do Coral Maria Penedo junto com uma banda de rock formada por alunos do Ifes. No show, eles mostraram as transformações e as vertentes do rock, de Elvis a Queen.
Em seguida, o professor Marcelo Almeida Bairral, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), proferiu a palestra de abertura: “Influência de Tecnologias em Práticas Pedagógicas de Matemática”.
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