Ifes firma convênio com a Petrobras para construção de laboratórios e oferta de cursos de capacitação
Parceria vai possibilitar, nos próximos cinco anos, a construção de laboratórios no campus Aracruz e a abertura de mais de duas mil vagas em capacitações.
Representantes do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e da Petrobras assinaram na sexta-feira (29) um convênio que prevê a construção de seis laboratórios – da área de metalmecânica – no campus Aracruz e, em contrapartida, a oferta pelo Ifes de 2.620 vagas em cursos de capacitação para a comunidade local. A iniciativa atende a condicionantes ambientais e sociais para a operação do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, da Petrobras, por onde é feito o escoamento de GLP (gás de cozinha).
Pelo convênio, as vagas serão ofertadas em cursos de capacitação da área de metalmecânica e serviços, entre outras, para pessoas das comunidades próximas ao terminal, ao longo dos próximos cinco anos. Nesse tempo, a Petrobras transferirá o montante de R$ 4,495 milhões para as obras dos novos laboratórios do campus Aracruz e compra de seus equipamentos.
Estiveram presentes na reunião de assinatura o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Ademar Stange; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto, Márcio Có; o diretor do campus Aracruz, Hermes Vazzoler Júnior; o professor José Alexandre Gadioli, do campus Aracruz; o chefe de gabinete, Raoni Schimitt Huapaya; o gerente de Apoio, Gestão e Logística da Petrobras, Marcelo Fontenelle Ribeiro; e o consultor da Petrobras Geraldo Adriano Teixeira.
O reitor do Ifes lembrou que esta é a primeira vez que o Instituto firma uma cooperação para o cumprimento de condicionantes ambientais e sociais. “Estamos muito felizes em fazer essa assinatura. Somos parceiros nesta empreitada e podemos ser também em outras”, destacou Denio. Para ele, além da Petrobras, pode haver outras empresas com as quais o Instituto tenha chance de colaborar de forma semelhante, futuramente.
Hermes apontou que as duas instituições – Ifes e Petrobras – têm características em comum, o que facilitou o entendimento, e que a estatal fará ainda uma série de investimentos em todo o Brasil. “Tenho certeza que outras oportunidades virão. Muitos outros institutos federais podem se beneficiar desta experiência que estamos tendo agora”, opinou.
Marcelo Ribeiro afirmou que todos ganham com a parceria. “Essas condicionantes trazem uma semente cujo fruto será preciosíssimo. Teremos mais cidadãos que se capacitam para serem absorvidos pelo mercado de trabalho de forma geral, não apenas pela Petrobras”,disse. Geraldo Adriano agradeceu a confiança do Ifes e ressaltou a seriedade e competência do trabalho realizado pelo Instituto.
Redes Sociais