Evento no campus de Alegre debate educação agrícola no Ifes
Seminário reuniu membros dos Comitês Locais de Planejamento Estratégico, que conheceram as atividades desenvolvidas no campus.
Conhecer o dia a dia dos campi agrícolas foi o objetivo do seminário realizado no campus de Alegre na segunda-feira (2). O evento teve como proposta discutir o perfil do sistema escola-fazenda no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e contou com a participação de membros dos Comitês Locais de Planejamento Estratégico da instituição.
O II Seminário de Educação Profissional: O Perfil do Sistema Escola-fazenda no Ifes buscou apresentar a realidade desse modelo de escola no contexto do Instituto e teve início com uma visita a alguns dos setores do campus de Alegre. Os participantes conheceram os setores de Aquicultura, de Carnes e de Animais de Grande Porte; além de alguns laboratórios. Ao percorrer o campus, os membros dos Comitês Locais puderam conferir que o funcionamento da escola é semelhante ao de uma fazenda.
No período da tarde, a diretora de Ensino do campus, Aparecida Madella, fez uma apresentação sobre os cursos ofertados e as atividades realizadas em cada setor. Ela destacou que os alunos possuem vivência em todos os setores da escola, com aulas práticas.
Em seguida, o professor Francisco José Montório Sobral ministrou a palestra “Histórico, realidades e perspectivas da Educação Agrícola no Brasil”. Ele falou sobre alguns fatos históricos que norteram a criação das antigas escolas agrotécnicas na década de 60, para atender à demanda de modernização da agroindústria com formação de mão de obra. Sobral também falou sobre a nova condição da educação agrícola, voltada para a agroecologia e para o fomento ao cooperativismo.
Mas o professor ressaltou que a demanda dos técnicos mudou ao longo dos anos, o que torna necessária uma mudança na educação agrícola. E ressaltou o papel do Planejamento Estratégico para essa mudança. “Só se pode ter estratégia se soubermos o que temos e o que queremos. O planejamento evita determinados modismos porque elege prioridades que são discutidas pela comunidade do Instituto”, disse. Os participantes puderam debater o tema, levantando questões acerca de novas possibilidades para a educação agrícola e sobre as mudanças no perfil da mão de obra.
Além da palestra, houve ainda apresentações de música e dança de alunos do campus de Alegre. As atividades fazem parte do Núcleo de Arte, Cultura, Esportes e Lazer – Nacel.
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