Página inicial > Notícias > Conselho Superior do Ifes aprova regulamento para RSC

Conselho Superior do Ifes aprova regulamento para RSC

Publicado: Segunda, 31 de Março de 2014, 14h54 | Última atualização em Segunda, 31 de Março de 2014, 14h54

Documento foi construído por comissão, que contou com a contribuição de servidores por meio de sistema on-line de consultas.

O Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes aprovou em reunião na sexta-feira (28) o Regulamento para o Reconhecimento de Saberes e Competências – RSC no âmbito da instituição. As regras foram sistematizadas e propostas por uma comissão, nomeada especificamente para esse fim, que contou ainda com as colaborações enviadas por servidores, por meio do Sistema de Consultas do site do Ifes.

Foram recebidos vários comentários e sugestões na fase de elaboração da minuta, entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março. Depois, com a minuta pronta, os servidores puderam opinar novamente, de 21 a 27 de março. As contribuições foram levadas à reunião do Conselho, que decidiu pela inclusão de várias delas. Assim, o documento final será redigido e disponibilizado para a comunidade acadêmica nos próximos dias.

A previsão é de que ele possa ser levado para o Conselho Permanente para o RSC – CPRSC, em Brasília, já na próxima semana. “Agradeço e parabenizo a comissão, que trabalhou arduamente para construir esse documento. Também agradeço aos servidores pelas contribuições enviadas. Acredito que, com a participação, construímos um regulamento que parece muito sólido e poderá ser implantado com agilidade”, avaliou o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes.

Na sua opinião, é possível que o documento seja avaliado pelo CPRSC já em sua próxima reunião, em abril. A partir de então, o CPRSC pode sugerir ajustes ou aprovar sem restrição o regulamento, para que passe a valer.

Avaliações no CPRSC
Denio – que é membro do CPRSC pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) – contou que já foi iniciada a avaliação de três regulamentos, dos institutos federais do Sul de Minas, Catarinense e Sul-Rio-grandense. Os documentos estiveram na pauta da última reunião do CPRSC, no dia 25 de março.

Ele relatou que também foi discutido o funcionamento da Comissão de Avaliação de Regulamentos para RSC (CAR). “Esse será um órgão de assessoria do CPRSC. A CAR avaliará os regulamentos e mandará um parecer para o Conselho. Servidores serão indicados para essa comissão”, explicou.

Outro tema que esteve na pauta foi a máscara do Banco Nacional de Avaliadores para o RSC, ou seja, a estrutura básica de funcionamento do banco. “Será aberta uma chamada nacional. Os docentes poderão se cadastrar e, depois, cada processo de RSC terá avaliadores especificamente sorteados para ele”, contou o reitor.

O trâmite não será presencial, e avaliadores de diferentes institutos estarão envolvidos. O piloto do sistema deverá estar disponível na próxima sexta-feira (4).

Assunto(s): conselho , superior , rsc , regulamento