Cria promove projeção mapeada na fachada de museu em Ibatiba
Técnica promove o levantamento de todos os elementos arquitetônicos da fachada e permite projetar com exatidão imagens diversas, gerando efeito 3D.
O Centro de Referência em Inovação e Arte – Cria, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, apresentará uma projeção mapeada interativa no Museu do Tropeiro, em Ibatiba. O evento – que anteriormente estava marcado para o dia 26 de abril, mas foi transferido para 8 de maio – acontece a partir das 19 horas e é aberto a toda a comunidade.
O conteúdo multimídia foi desenvolvido pelo Estúdio Gaba, empresa associada ao Núcleo Incubador do campus Serra, e será projetado sobre a fachada do museu. As pessoas poderão interagir com aquilo que será apresentado por meio de controles similares a “joysticks” de videogames, acionando botões que provocarão diferentes reações visuais na fachada.
O objetivo da ação é dar visibilidade ao Museu do Tropeiro, estimulando a visitação, e também oferecer a oportunidade de as pessoas entrarem em contato com uma tecnologia contemporânea e visualmente estimulante.
Mapeamento
A projeção mapeada é uma técnica que permite projetar imagens e animações em qualquer superfície de escala arquitetônica, bem como em objetos ou produtos, podendo oferecer apresentações interativas. A técnica consiste no mapeamento de todos os elementos tridimensionais em relevo de fachadas de prédios (como o Museu do Tropeiro, por exemplo), incluindo todos os seus detalhes como janelas, colunas e frisos.
Isso leva à criação de um modelo tridimensional digital sobre o qual as animações são criadas e, depois, projetadas sem distorções, com múltiplos equipamentos, gerando um visual “3D” que dispensa óculos.
Redes Sociais