Diretores-gerais dos campi Aracruz e Nova Venécia tomam posse
Hermes Vazzoler Jr., de Aracruz, assinou o termo de posse em solenidade na última quarta (14).
Tomaram posse na última semana os diretores-gerais eleitos para comandarem os campi do Instituto Federais do Espírito Santo – Ifes em Aracruz e Nova Venécia. Na quarta-feira (14), Hermes Vazzoler Jr. assinou o termo de posse em solenidade realizada no campus Aracruz. Na quinta (15), foi a vez de Welliton de Resende Zani Carvalho, novo diretor do campus Nova Venécia.
A solenidade em Aracruz foi realizada na área externa do campus e teve início às 18h. Compuseram a mesa o reitor do Ifes, Denio Arantes; o diretor-geral Hermes Vazzoler Jr.; os pró-reitores Lezi Ferreira, de Administração; Ademar Manoel Stange, de Desenvolvimento Institucional; Araceli Verónica Ribeiro, de Ensino; e Márcio Có, de Pesquisa e Pós-Graduação. A cerimônia teve também a presença do diretor do campus Guarapari, Ronaldo Cruz, e da diretora do Centro-Serrano, Adriana Pionttkovsky.
Alunos e servidores docentes e técnico-administrativos do campus acompanharam a solenidade. O próprio Hermes deu as boas-vindas aos presentes. Ele está na direção do campus desde 2009 e foi eleito para novo mandato. “Agradeço a presença de todos e fico feliz de ver os alunos aqui no pátio. Vocês são nossa razão de estar aqui”, falou.
Em seguida, foi feita a assinatura do termo de posse e Hermes foi convidado a discursar. Em sua fala, ele lembrou da sua história em Aracruz, cidade para onde foi ajudar a implantar o campus, apoiando o então diretor, em 2008, e onde acabou ficando, no cargo de diretor-geral.
“Eu não tinha antes nenhuma relação com Aracruz, achava que ia ajudar e voltaria para Vitória. Depois, isso mudou, porque a gente começa a viver mais intensamente a educação, os relacionamentos, os sonhos e a vontade de crescer e construir, a vontade de se fazer presente na vida das pessoas de tal modo que a gente consiga melhorar essa vida e a sociedade”, contou.
Ele agradeceu a confiança por sua primeira nomeação e sua eleição e destacou a importância de todos os servidores e alunos para a construção do campus. “Um campus é um trabalho de muitas mãos”, afirmou. “A gente também teve dificuldades ao longo do caminho, mas o importante é que ficamos unidos buscando um ideal que é maior. Nós passaremos e a instituição será perene, ficará para servir à sociedade”, discursou. “A gente não vai cansar de trabalhar para buscar o melhor, esse é nosso desafio e compromisso.”
Em sua fala de encerramento da solenidade, o reitor destacou justamente o compromisso de Hermes com o campus. “O que te prendeu em Aracruz foi o compromisso que você firmou com todas as pessoas que estão aqui”, disse Denio ao diretor-geral. “Esse compromisso nós também temos com o campus Aracruz, de levá-lo aonde ele tem que chegar. Tenho certeza que nós vamos superar todos os obstáculos e que teremos aqui o campus que o povo da cidade merece.”
O reitor destacou ainda a importância da primeira eleição realizada no local – quando o campus completa cinco anos de existência, é realizada a primeira votação; depois, a cada quatro anos há eleição. “Esse momento marca a democracia e a entrada do campus em uma maturidade”, apontou. Ao final, Denio desejou boa sorte a Hermes, destacando que a competência para gerir ele já possui.
Nova Venécia
No campus Nova Venécia, a posse foi realizada na quinta-feira (15), no auditório, contando também com a presença dos pró-reitores e do reitor do Ifes, Denio Arantes. Jayme Santos, que ocupava a direção-geral desde 2008, deu as boas-vindas aos presentes e fez seu discurso de despedida do cargo. “Quando chegamos a Nova Venécia, encontramos uma estrutura depredada, mas assumimos o compromisso de reformar e ter a escola funcionando ainda em 2008”, lembrou.
“Num prazo recorde de 57 dias colocamos no pavilhão acadêmico as primeiras turmas”, contou. “Hoje nós conseguimos chegar a um ponto com a escola tendo o quadro de servidores bastante completo. Em área física temos mais de oito mil metros quadrados, com prédios prontos e reformados, e já temos resultados de alunos nossos sendo aprovados em concursos.”
Emocionado, Jayme fez muitos agradecimentos à equipe do campus. “Acho que o nosso trabalho já começou a fazer efeito. Isso porque temos uma equipe unida: professores, pedagogos, equipe administrativa, todos muito cientes de suas obrigações”, afirmou. Ele homenageou com um buquê de flores a chefe de gabinete Gizele Louzada. “Todo dia, durante esses seis anos, foi um anjo da guarda.”
Ao novo diretor, Welliton de Resende Zani Carvalho, Jayme desejou sucesso. “Sempre tivemos preocupação com qualidade de ensino, de fazer bem feito. A escola hoje tem tudo para prosseguir. Desejo ao nosso diretor muito sucesso. Sei que coragem para trabalhar e uma equipe boa ele vai ter.”
Após a assinatura do termo de posse, Welliton também discursou aos presentes. “É um ciclo que se fecha e outro que se abre. Sem esse trabalho inicial não haveria nenhuma possibilidade de avanço. Se não fosse o trabalho dessa equipe toda, todo o esforço, não poderíamos estar celebrando o início de um novo ciclo”, falou.
“Estamos começando com muita responsabilidade sobre os ombros de fazer jus ao trabalho que foi empreendido e de ampliar as perspectivas, como é o desejo de todos. Ao mesmo tempo me sinto bastante pressionado pela responsabilidade que me cabe agora e também muito confiante porque sei que esse trabalho não é realizado sozinho e aqui eu tenho uma equipe que certamente apoiará esse campus como sempre apoiou.”
Welliton encerrou sua fala chamando todos do campus ao compromisso de tirar do papel as propostas debatidas na campanha. “Nosso compromisso é, de fato, juntos, começarmos a construir o que antes era apenas planejamento”, apontou.
Em seu discurso no encerramento da solenidade, o reitor agradeceu o trabalho realizado por Jayme. “Jayme, quando você aceitou o desafio de pegar uma ex-fábrica e transformar em uma escola, as dificuldades que você enfrentou são até difíceis de serem medidas. Muitos podem perceber do ponto de vista administrativo e de gestão, mas poucos do ponto de vista pessoal, do seu sacrifício e nível de comprometimento”, afirmou.
“Esse campus já é referência na região e será cada vez mais”, ressaltou o reitor. A Welliton, ele lembrou que a conquista do cargo um reconhecimento da comunidade pelo que ele já realizou. “Quero te dar os parabéns por essa conquista e dizer que espero muito do seu trabalho pelo que já demonstrou. E espero que contribua também no Colégio de Dirigentes e nos outros processos institucionais.”
Redes Sociais