Página inicial > Notícias > Projeto de pesquisa do Ifes promove formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos

Publicado: Quarta, 25 de Junho de 2014, 14h49 | Última atualização em Quarta, 25 de Junho de 2014, 14h49

Iniciativa é de professores e estudantes do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática.

Professores e estudantes do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática do Ifes iniciaram, neste mês de junho, formação continuada de professores de Ciências e Matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA. A atividade faz parte do Observatório de Educação em Ciências e Matemática da EJA, projeto de pesquisa que tem como principal objetivo fazer um mapeamento da sala de aula dessas disciplinas no Espírito Santo.

A formação continuada faz parte do projeto, que visa contribuir para a melhoria do ensino, pois os participantes do curso podem pensar, a partir da sua prática, em propostas para incrementar o ensino. O foco da pesquisa são docentes e técnicos administrativos do Ifes e professores da rede estadual e das redes municipais de ensino que trabalham na educação de jovens e adultos, além de alunos de licenciatura que atuam ou pretendem atuar em EJA.

Ao todo, 360 professores de Ciências e Matemática participam do curso, semipresencial, com 12 turmas de 30 alunos cada, distribuídas em nove campi do Ifes: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Vitória. As aulas começaram no dia 14 de junho e o encerramento do curso será em novembro deste ano. Já o desenvolvimento da pesquisa continua pelo menos até junho de 2015.

A perspectiva é trabalhar com os alunos da formação continuada para a coleta dos dados para pesquisa, com o objetivo de entender as práticas pedagógicas desenvolvidas por eles na sala de aula da EJA. Para isso, a pesquisa utiliza questionários, entrevistas, observações e relatos de experiência.

A expectativa é que, ao final da investigação, seja possível verificar os impactos do curso nessas práticas, entre outros resultados. Isso porque a formação continuada pode possibilitar que os docentes implementem ações em sala de aula, a partir das discussões realizadas no curso, de acordo com o coordenador do projeto, Alex Jordane, professor do campus Vitória.

Mais de 40 investigadores estão envolvidos, entre professores, alunos e ex-alunos do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, além de professores dos campi onde estão ocorrendo as aulas presenciais. Além do coordenador geral, o projeto conta com coordenadores locais nos campi envolvidos.

O diretor de Pós-Graduação do Ifes, Rony Claudio de Oliveira Freitas, também atua na coordenação do projeto e destaca que a iniciativa envolve Ensino, Pesquisa e Extensão, em consonância com políticas do Instituto. “O ensino está relacionado a ações de formação dos mestrandos envolvidos no projeto, que têm a possibilidade de vivenciar na prática as discussões que fazem teoricamente em sala de aula e assim ampliar sua visão sobre a profissão docente”, explica.

Ele acrescenta que a proposta, uma pesquisa longitudinal, é inédita no Estado e poderá contribuir para fomentar melhorias nos processos educacionais e nas políticas públicas na modalidade EJA. E a interação dos professores e alunos do mestrado dialogando com os docentes das redes públicas de ensino está ligada à extensão. “Esse projeto leva em consideração a realidade local, as experiências acumuladas pelos estudantes, o diálogo como orientador do processo de ensino e o trabalho colaborativo como perspectiva”, finaliza.

Assunto(s): educimat , observatório , eja