Página inicial > Notícias > Alunos de Agronomia do Ifes produzem alimentos de acordo com recomendação da ONU

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2014, 16h44 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 14h19

Laboratório permite que alunos produzam geleias, compotas, doces e conservas.

Geleias, compotas, frutas cristalizadas, doces pastosos e conservas de hortaliças e de pimentas produzidas de acordo com as recomendações de segurança alimentar e nutricional da Organização das Nações Unidas (ONU). Os produtos são resultado das aulas teóricas e práticas da disciplina Tecnologia e Qualidade dos Produtos de Origem Vegetal, ministrada aos alunos de Agronomia do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes).

Integrantes da primeira turma a estudar a disciplina no Campus Itapina, os alunos do 8º período do curso de graduação contam com laboratório onde aprendem as tecnologias de transformação das matérias-primas vegetais, bem como os índices físicos e químicos para avaliar a qualidade dos produtos alimentares de origem vegetal. A professora Selma Garcia Holtz, mestre em Microbiologia Agrícola e pesquisadora na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, é a responsável pelo ensino aos alunos.

Veja a galeria de imagens

Todas as iguarias são produzidas de acordo com os preceitos da segurança alimentar e nutricional estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO - ONU) que prioriza, dentre outros, a adoção de boas práticas de fabricação e o respeito às condições higiênico-sanitárias na indústria alimentícia, além da garantia da manutenção das características nutricionais dos produtos.

Produtos

Alguns dos destaques são o chucrute (picles de repolho fermentado naturalmente), as ervas aromáticas e condimentares desidratadas, os mousses de frutas, as hortaliças minimamente processadas e os chips de banana verde.

Outras novidades foram o chutney de abacaxi (um molho agridoce que acompanha carnes assados e defumadas) e o fermentado acético (tipo vinagre) elaborado artesanalmente a partir de bananas e de maçãs. Este produto tem sido considerado vinagre gourmet e muito utilizado pela alta gastronomia, pelos sabores diferenciados que apresenta.

Todos os produtos elaborados nas aulas são considerados excelentes alternativas, especialmente para a agricultura familiar, tendo em vista o incremento da renda, inclusão social, geração de postos de trabalho e permanência das famílias no campo.