Página inicial > Notícias > Trabalhos de servidores e alunos do Ifes são destaque

Trabalhos de servidores e alunos do Ifes são destaque

Publicado: Sexta, 11 de Julho de 2014, 16h19 | Última atualização em Segunda, 14 de Julho de 2014, 12h34

Aluna do Campus Guarapari teve projeto selecionado para apresentação no Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia.

A aluna Thais Miranda Marchesi, do curso Técnico Integrado em Eletromecânica do Campus Guarapari, conquistou a aprovação do seu trabalho de iniciação científica para apresentação no XIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. O projeto "Avaliação piloto de diferentes materiais para a retenção de biofilme em microcosmos" teve a orientação da professora Fabíola Chrystian Oliveira Martins e foi aprovado entre diversos trabalhos de graduação, mestrado e doutorado.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (SBE) e sua próxima edição será realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, em Guarapari. O congresso reunirá pesquisadores e estudantes, profissionais do setor privado e de órgãos ambientais que atuam em questões relacionadas aos efeitos de poluentes no ambiente. Com o tema “Ecotoxicologia: pesquisa, gestão e produção – interagir para inovar”, o evento pretende destacar a inovação e a integração entre os setores como base para a construção de uma sociedade sustentável. Saiba mais no site: www.ecotox2014.com.br.

O professor Robson Malacarne, do Campus Itapina, também teve trabalho aprovado para apresentação e submissão no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), que será realizado de 14 a 17 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). O artigo foi escrito pelo professor juntamente com Janette Brunstein, professora do Programa de Pós-Graduação em Admininistração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O artigo ''A Atuação dos Think Tanks como Tradutores do Desenvolvimento Sustentável no Ambiente Empresarial: Uma Análise a Partir da Desconstrução de Derrida'' é um ensaio teórico sobre a atuação das Organizações Empresariais da Sociedade Civil (think tanks) que buscam desenvolver discursos, padrões e princípios para orientar as empresas na busca por uma gestão socioambientalmente responsável.

Os servidores José Claudio Valbuza e Camila Meneghelli, também do Campus Itapina, aprovaram o artigo "Reflexões sobre a inclusão da disciplina Propriedade Intelectual e Inovação no currículo do Curso de Engenharia Agronômica do IFES Campus Itapina" para apresentação no XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge). O evento será realizado de 16 a 19 de setembro de 2014, em Juiz de Fora (MG). José Claudio Valbuza é aluno do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Camila Meneghelli é mestranda em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O artigo analisa a viabilidade da inclusão da disciplina Propriedade Intelectual e Inovação como proposta optativa para o curso de Engenharia Agronômica do Campus Itapina. A ementa dessa disciplina abordaria Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) e suas relações com o desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e cultural das regiões; as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e suas relações com produtividade e competitividade; e a informação tecnológica como estratégia competitiva na prospecção, gestão e comercialização de intangíveis.

E o professor de Física do Campus Cachoeiro de Itapemirim, Edmundo Rodrigues Junior, teve artigo publicado na revista internacional Latin-American Journal of Physics Education. O trabalho, intitulado "Questões interdisciplinares com enfoque CTS: uma proposta para o ensino médio", apresenta questões interdisciplinares na área de Física, construídas a partir de questionário feito com professores do ensino médio de Minas Gerais.

O artigo foi escrito pelo docente, que é aluno de doutorado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), e tem como coautoras Adriana G. Dickman, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Cassiana B. Hygino e Marília P. Linhares, ambas da UENF.

Assunto(s): artigo , trabalho , ecotoxicologia , anpad