Página inicial > Notícias > Orquestra Pop & Jazz do Ifes se apresenta no Festival de Inverno de Domingos Martins

Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2015, 14h55 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2017, 12h25

O show está marcado para as 21 horas desta terça (21), no palco principal.

A Orquestra Pop & Jazz do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) fará uma apresentação nesta terça-feira (21), no palco principal do Festival de Inverno de Domingos Martins. O show está marcado para as 21 horas, e o repertório contará com clássicos do jazz e composições de grandes músicos brasileiros, como Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque, Edu Lobo, Gilson Peranzzetta, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso e Marcos Valle.

Três convidados especiais vão se juntar aos cerca de 50 membros da orquestra para o show em Domingos Martins: o guitarrista Bruno Mangueira, o baterista Vitor Mendes e o percussionista Pururu Mão no Couro.

O Festival de Inverno de Domingos Martins começou nesta sexta-feira (17) e vai até o dia 26 de junho, com diferentes palcos e atrações que incluem música popular e erudita. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.festivaldomingosmartins.com.

A Pop & Jazz
A Pop & Jazz Orquestra do Ifes conta atualmente com cerca 50 membros, entre alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade em geral. Nesse número também estão incluídos os integrantes do grupo Pau Pra Toda Obra – que participam da Oficina de Música do Ifes e auxiliam na produção e nas atividades da banda. Todos frequentam aulas de teoria musical e prática de instrumento, além de pática de conjunto e orquestra.

Dotada de uma estrutura tradicional de Big Band – com naipes de saxofones, trompetes e trombones, aliados a guitarra, bateria, baixo e piano –, a Pop & Jazz inova ao adicionar aos seus arranjos instrumentos de percussão, viola caipira e acordeon, por exemplo. Um quinteto vocal completa o grupo, que se destaca pelo seu estilo próprio de interpretação do repertório nacional e internacional.

O maestro Célio Paula comanda a orquestra desde sua fundação, em 1985. No dia 20 de dezembro daquele ano, quando o conjunto era chamado de Banda de Música da ETFES, foi realizado o primeiro concerto, marcando o primeiro ano de atividades na escola. Dessa forma, Célio convencionou comemorar o aniversário nessa data.

Em 30 anos, a Pop & Jazz influenciou gerações de músicos capixabas e conquistou seu lugar na história do Estado. Alunos que deram seus primeiros passos nas oficinas e nos palcos da escola despontaram como importantes nomes no cenário musical brasileiro e internacional, seguindo carreiras como instrumentistas, compositores, arranjadores e professores.