Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes participam de capacitação sobre nova modalidade de contratação
Início do conteúdo da página

Servidores do Ifes participam de capacitação sobre nova modalidade de contratação

Publicado: Sexta, 18 de Julho de 2014, 17h37 | Última atualização em Segunda, 21 de Julho de 2014, 16h39

Especialistas em licitações da Infraero ministraram curso para dirigentes e equipes de licitações e contratos do Ifes.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promoveu nesta sexta-feira (18) capacitação para que seus servidores contratem obras e serviços de engenharia por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O RDC é uma modalidade de contratação que visa ampliar a eficiência na execução de obras públicas. O treinamento foi voltado para diretores-gerais, diretores de administração, engenheiros, além de equipes de licitações e contratos da instituição. Ao todo, o curso contou com a participação de 72 servidores e gestores de todos os campi e da Reitoria.

O RDC foi instituído pela Lei nº 12.462, de 2011, e é aplicável exclusivamente às licitações e contratos necessários à realização de algumas obras e serviços, entre elas as relacionadas aos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e as obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014. A modalidade também inclui as ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e as licitações e contratos de obras e serviços de engenharia dos sistemas públicos de ensino.

O curso foi ministrado por especialistas da área de licitações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Pela manhã, o administrador Rômulo Torres Braz, gerente de licitações da empresa, falou sobre aspectos gerais e os ganhos do poder público com a aplicação da nova lei. Segundo ele, o RDC torna os processos mais céleres, por vários motivos. “ Entre as vantagens estão a possibilidade de inversão das fases na contratação, a diminuição do prazo para as publicações oficiais e a previsão de apenas uma fase para recursos”, explicou. Ele afirmou que a Infraero avalia positivamente a implementação do novo regime. “Esperamos que as regras passem a ser aplicáveis nas contratações de obras de todos os órgãos do poder público”, declarou.

A parte da tarde foi reservada para o aprofundamento de aspectos técnicos de engenharia relacionados com o processo de contratação por meio do RDC. O especialista em orçamento Guilherme Renato da Silva, coordenador de orçamento da Infraero, falou aos presentes sobre detalhes da composição do processo para a contratação de obras e serviços dessa natureza.

Para o diretor de Planejamento do Ifes, Roquemar de Lima Baldam, o RDC vai possibilitar o aumento da qualidade das obras e serviços de engenharia realizados pelo Ifes. “O regime aumenta a velocidade, a confiabilidade e a assertividade na contratação de obras”, defende.

Wagner Poltroniere é diretor de administração do Campus Centro-Serrano, que está em implantação. Recém-designado para assumir as obras do campus, ele é o responsável por administrar o primeiro contrato do Espírito Santo no regime diferenciado. A licitação pelo novo formato foi realizada sob a coordenação do presidente da comissão de licitação, Sival Roque Torezani. Segundo Wagner Poltroniere, a nova modalidade é um avanço. “O RDC vai possibilitar a aceleração da retomada das obras do campus e a aceleração dos processos de contratação”, explica. O cronograma prevê a conclusão de todas as obras nos próximos 8 meses.

Segundo Roquemar de Lima Baldam, o curso superou as expectativas, pelo nível das discussões sobre o tema. “A qualidade do treinamento oferecido pelos especialistas da Infraero e a dedicação dos servidores presentes reforçam a importância do evento para o Ifes”, comemorou.


Regime Diferenciado de Contratações

O Regime Diferenciado de Contratações (RDC) é uma modalidade de contratação de obras e serviços cujo objetivo central é tornar o processo mais ágil, com menos riscos em relação à qualidade e aos custos do objeto contratado. O modelo também eleva a capacidade de acompanhamento dos órgãos de controle interno e externo, além de propor uma forma mais eficiente de execução dos contratos, na qual os riscos são compartilhados com o contratado (empresa executora).

treinamento_rdc...
treinamento_rdc_01 treinamento_rdc_01
treinamento_rdc...
treinamento_rdc_02 treinamento_rdc_02
treinamento_rdc...
treinamento_rdc_03 treinamento_rdc_03
treinamento_rdc...
treinamento_rdc_04 treinamento_rdc_04

registrado em:
Fim do conteúdo da página