Incubadora de Ibatiba recebe líder do projeto Tropeiro Brasil e planeja seminário
Carlos Solera apresentou a iniciativa, que pretende conseguir o título de Patrimônio Cultural da Humanidade para a figura do Homem Tropeiro Brasileiro.
O Núcleo Incubador do Campus Ibatiba, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu no último dia 7 de julho o historiador Carlos Solera, que é líder do projeto Tropeiro Brasil. Ele apresentou a iniciativa e se encontrou, no local, com representantes da Associação Gestora de Turismo Rural de Ibatiba (Geturi), que está incubada no núcleo do campus.
A reunião teve como principais objetivos a organização de um Seminário Estadual de Tropeirismo a ser realizado em Ibatiba no próximo ano; e a apresentação do Projeto Tropeiro Brasil, idealizado por Carlos, e que já está em andamento no país.
Participam desse projeto diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Espírito Santo, representado pelo município de Ibatiba. O Tropeiro Brasil visa, em primeiro lugar, conseguir junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade para o Homem Tropeiro Brasileiro.
Carlos Solera é considerado pai do turismo rural brasileiro. É historiador e tem dois livros publicados. Foi presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural por mais de 20 anos Junto com Carlos, participou da reunião a ex-diretora do Museu do Tropeiro de Ipoema, em Itabira (MG), Elenir Cássia Vieira. O museu representa o Tropeirismo da Estrada Real, em Minas Gerais. Estiveram também no encontro o prefeito do município, José Alcure, vereadores, representantes das secretarias municipal e estatual de Turismo e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
A Geturi é uma associação formada por 11 empreendimentos, que vão de restaurantes e cafés a sítios. Junto com a Secretaria de Turismo de Ibatiba, a associação participou do “I Seminário Internacional de Tropeirismo”, que ocorreu em Itabira, em 2011. Lá, ficou acertado que os estados participantes promoveriam seminários estaduais. Em Ibatiba, o evento terá o propósito de alavancar o desenvolvimento regional por meio da valorização da cultura tropeira e do turismo, segundo informações da Geturi.
Redes Sociais