Projeto Apisfrut entrega kits de apicultura para famílias indígenas de Aracruz
As famílias contempladas participaram de uma capacitação para produção de mel e derivados e estão se inserindo nesse ramo de atividade.
O Projeto Apisfrut, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou a primeira entrega de kits de apicultura a 30 famílias de origem indígena do município de Aracruz. As famílias contempladas participaram de uma capacitação para produção de mel e derivados e estão se inserindo nesse ramo de atividade. A solenidade foi realizada na quarta-feira (30), no Parque de Exposições de Aracruz.
Participaram da entrega o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure; o diretor de Extensão Tecnológica, Francisco Rapchan; o secretário de Agricultura de Aracruz, Almir Viana; o presidente da Associação dos Apicultores de Aracruz (Apiara), Lomir José da Silva; e o coordenador do projeto Apisfrut no Ifes, Asdrubal Viana dos Santos. Também participaram João Telles e Karina Nolasko, do Instituto Saviesa de Inovação e Tecnologia, que auxilia o Ifes no gerenciamento do projeto e suporte técnico.
Ao todo, 120 famílias já foram capacitadas pelo projeto, que envolve 30 municípios capixabas. As famílias contempladas serão acompanhadas pelos produtores da região, que doarão os enxames. Cada kit entregue ao apicultor contém dez colmeias com dez suportes. Cada colmeia possui um ninho, duas melgueiras com fundo e tampa. Também foram entregues dois garfos desoperculadores, um fumegador, dez quilos de cera e uma carretilha. Além das peças de trabalho, todos receberam as roupas específicas, como macacão, botas e luvas.
Para o pró-reitor de Extensão do Ifes, o destaque desse projeto é o seu viés social, pois “viabiliza que as políticas públicas cheguem à população”. Ele lembrou ainda que um dos objetivos do Apisfrut é o fortalecimento das associações, que possibilitam a aproximação com a sociedade para execução desse tipo de projeto.
Deusdéia de Souza Pego Almeida, da Aldeia Pau Brasil, foi uma das contempladas com os kits. Com a atividade, ela espera aumentar sua renda. “Quando começarmos a produzir e comercializar, o nosso objetivo é não depender mais do Bolsa Família e passar nossa vez a outras pessoas que precisem”, contou. Deusdéia disse ainda que o projeto mudou até a alimentação da sua família: “na minha casa já mudamos os hábitos alimentares, substituindo a manteiga pelo mel”.
O presidente da Apiara ressaltou que a entrega dos kits também vai fortalecer a produção de mel no município. De acordo com ele, os associados produziram mais de 80 toneladas de mel em 2013 e Aracruz é hoje um dos maiores produtores de mel do Espírito Santo. Ele lembrou ainda que já existe um projeto piloto para fornecimento de mel na alimentação das escolas municipais. “Com a entrega dos kits, a ideia é expandir ainda mais esse projeto”, contou.
Apisfrut
O Apisfrut tem o objetivo de incentivar a apicultura e a fruticultura, promovendo a inclusão produtiva e o desenvolvimento social. O projeto é financiado pelo Ministério da Integração Nacional e tem como parceiros o governo do Estado, prefeituras municipais, associações de apicultores, entre outros.
A intenção é atingir a marca de 700 famílias em situação de extrema pobreza capacitadas para a produção de mel e para a fruticultura com potencial apícola. As famílias participantes são selecionadas por meio do cadastro do programa Brasil Sem Miséria, do governo federal.
Redes Sociais