Alunos e servidores do Ifes apresentam trabalhos em eventos de Química
Três alunas do Campus Nova Venécia tiveram seu trabalho aceito para apresentação no 54º Congresso Brasileiro de Química.
Alunos e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão marcando presença em eventos nacionais da área de Química. Neste mês de agosto, cinco trabalhos de alunos, professores e um servidor do Campus Vila Velha foram apresentados no Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII Eneq), entre os dias 19 e 22, em Ouro Preto (MG). Já três alunas do Campus Nova Venécia tiveram trabalhos aceitos para o 54º Congresso Brasileiro de Química (CBQ), que acontece em novembro.
Amanda Lima, Bárbara Thomes e Maíra Doriguetto, do Curso Técnico em Mineração de Nova Venécia, tiveram seu trabalho intitulado “Construção do jogo didático 'Caminhando com a Química'” aceito para apresentação no 54º CBQ, que será realizado em Natal (RN) entre os dias 3 e 7 de novembro. O jogo foi criado sob a orientação dos professores Jaqueline Donadia, Renato de Souza e Rogério Danielleto.
O objetivo do jogo “Caminhando com a Química” é auxiliar na aprendizagem, no desempenho e na fixação de assuntos relacionados à química do primeiro ano do Ensino Médio. Ele contempla a maioria dos assuntos relacionados às dificuldades expressadas pelos alunos na aprendizagem da disciplina e é fácil de manusear. Os alunos, ao jogarem, tiveram o desenvolvimento das habilidades em química estimulados, assim como o trabalho em equipe.
Eneq
Já no Eneq, apresentaram trabalhos alunos, professores e um servidor do Campus Vila Velha. O evento teve por tema “A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor”, e segundo a Diretora de Ensino do Campus, Elizabeth Roriz, o encontro foi muito produtivo. “Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e discutir com estudantes e pesquisadores de outros estados ações para melhoria do ensino de química”, comentou.
Os cinco trabalhos do Ifes que tiveram apresentações orais e pôster na XVII Eneq foram:
“Análise de uma experiência de intervenção pedagógica, para a aprendizagem de conceitos de química geral, com alunos do Curso Técnico em Química do Ifes – Campus Vila Velha.”
Autores: Elizabeth Rodrigues Rangel Roriz; Denise Rocco de Sena; Débora Santos de Andrade Dutra.
“Avaliação do interesse dos docentes e dos profissionais de apoio ao ensino que atuam na área de química do Ifes, Campus Vila Velha, em utilização de TIC e na implantação do ensino híbrido.”
Autores: Débora Santos de Andrade Dutra; Denise Rocco de Sena; Elizabeth Rodrigues Rangel Roriz.
“Histórico das movimentações de matrícula dos cursos de química do Instituto Federal do Espírito Santo.”
Autores: Elizabeth Rodrigues Rangel Roriz; Denise Rocco de Sena; Leonardo Lima Rodriguez.
“Investigação sobre ensino para alunos com deficiência cognitiva: proposta de atividade didática para ensino de química.”
Autores: Márcio Antônio Oliveira Júnior; Silvana Rodrigues Vieira; Michele Waltz Comaru.
“Quimiometria e ensino de química: uma proposta de aproximação entre conhecimento científico e conhecimento escola.”
Autores: Raíza Rosa Garcia Guerra; Juliano Souza Ribeiro; Michele Waltz Comaru.
Redes Sociais