Página inicial > Notícias > Ifes sedia VIII Fórum Nacional de CIS

Ifes sedia VIII Fórum Nacional de CIS

Publicado: Quinta, 11 de Setembro de 2014, 15h56 | Última atualização em Quinta, 11 de Setembro de 2014, 17h47

Evento no Campus Vitória reuniu as comissões responsáveis pelo acompanhamento, auxílio, fiscalização e avaliação da implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação (PCCTAE).

Abertura do evento no auditório do Campus Vitória. Foto: Sinasefe

O Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sediou, entre os dias 8 e 10 de setembro, a 8ª edição do Fórum Nacional das Comissões Internas de Supervisão (VIII FNCIS). O evento reuniu as comissões responsáveis pelo acompanhamento, auxílio, fiscalização e avaliação da implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação (PCCTAE). Ao todo, o fórum reuniu 321 participantes entre membros das comissões internas, representantes sindicais e observadores de 124 instituições de todo o Brasil.

O Ifes foi o primeiro Instituto Federal a sediar o FNCIS, que aconteceu pela primeira vez no Espírito Santo. O tema desta edição foi “Atuação da CIS: fortalecimento e possibilidades”. Ao longo dos três dias, os participantes debateram em mesas redondas, palestras e grupos de trabalho a atuação e autonomia da CIS nas instituições, perspectivas e possibilidades do PCCTAE, o Plano Nacional de Qualificação, democratização, racionalização e dimensionamento, reposicionamento de aposentados e terceirização.

A mesa de abertura contou com a presença do Reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; do diretor-geral do Campus Vitória, Ricardo Paiva; da coordenadora da CIS Ifes, Lucia Helena Pazzini; e do coordenador da seção local do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe Ifes), Antelmo Silva. Também compuseram a mesa de abertura o coordenador geral do Sinasefe, Alexandre Fleming e os representantes das seções sindicais do Sinasefe em Santa Teresa, Miguel Trancoso; Colatina, Marcos Silva; e Alegre, Gerlândia Moura.

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Lúcia Cazati, falou em nome do reitor da instituição. Completaram a mesa a coordenadora da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico – Administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Fasubra), Vanda Lucas, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da UFES, Alva Valéria Cuel e o coordenador do VIII FNCIS, Weslley da Silva.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, falou sobre a importância do evento para a valorização dos técnicos administrativos e destacou as propostas do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), para que a possibilidade de contratação de substitutos e o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) sejam estendidos aos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs).

“A contratação de técnicos substitutos por tempo determinado e em caráter excepcional garante a isonomia no tratamento entre esses servidores e os docentes, ampliando as oportunidades de acesso à qualificação, por exemplo”, destacou. Também o RSC, atualmente em implantação nos institutos federais, só contempla os professores da instituição. “Estender o RSC seria um avanço para a valorização e retribuição aos servidores pelo trabalho”, disse o reitor.

Ao final dos três dias, os participantes aprovaram a Carta de Vitória, que sintetiza as discussões realizadas no evento. A próxima edição do Fórum Nacional de CIS será em 2015 na cidade de Aracaju (SE).

CIS

As Comissões Internas de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS), previstas pela Lei 11.091/2005, são compostas por servidores integrantes do PCCTAE e têm a finalidade de acompanhar, auxiliar, fiscalizar e avaliar a sua implementação no âmbito da respectiva instituição e propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para seu aprimoramento.

Assunto(s): VIII FNCIS , FNCIS , Sinasefe , Fasubra