Alunos constroem ponte de espaguete e fazem ensaio com peso de 20 quilos
Grupo de 12 estudantes da Engenharia Sanitária e Ambiental, do Campus Vitória, fez experimento usando cerca de 200g de macarrão.
Um grupo de 12 estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Campus Vitória, construiu uma ponte usando espaguete e testou sua resistência, como parte um trabalho da disciplina de Mecânica dos Sólidos. A estrutura, com peso total de 200g, suportou uma carga de 20 kg antes de romper, no teste que foi realizado no último dia 17.
Segundo o professor Fábio Có, o objetivo da atividade foi observar o uso de treliças nas estruturas. “As treliças são formadas por triângulos. Os alunos tiveram como inspiração os vãos da ponte Florentino Avidos”, explicou. Entre as vantagens desse tipo de estrutura, comentou o professor, está o fato de serem leves, fáceis de transportar, fáceis de montar e resistentes.
Para desenvolver o protótipo, os estudantes fizeram uma pesquisa sobre treliças didáticas, calcularam a resistência de materiais frágeis e estudaram a utilização de treliças no mundo. Eles apresentaram aquilo que aprenderam por meio de slides, antes do ensaio. O processo de confecção da ponte envolveu, além do macarrão, cola, fio dental e durepoxi.
Fábio conta que a construção de protótipos com espaguete é algo já bastante usado em cursos de engenharia, especialmente nos Estados Unidos, mas ainda é pouco difundido no Ifes. Na sua opinião, esta é uma atividade que pode auxiliar bastante no ensino de disciplinas como Mecânica dos Sólidos e Resistência dos Materiais, comuns a vários cursos. “São matérias espinhosas para todos, muito teóricas. Esse tipo de ação leva o aspecto lúdico para a sala de aula e gera satisfação para o aluno de ver o resultado concreto do que estuda”, afirmou.
Ele tem expectativa, ainda, de que a atividade possa ser desdobrada tanto em ações de Extensão quanto de Pesquisa, com a participação de estudantes em competições de estrutura de espaguete e a possível montagem de um laboratório didático de ensaios de ruína em estruturas.
Redes Sociais