Página inicial > Notícias > Ifes prepara proposta para constituição de polo de inovação no Espírito Santo

Ifes prepara proposta para constituição de polo de inovação no Espírito Santo

Publicado: Sexta, 03 de Outubro de 2014, 19h25 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2016, 13h27

Polo poderá receber recursos financeiros de organização ligada ao governo federal para desenvolvimento de pesquisas que atendam ao setor produtivo local.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está construindo proposta para o credenciamento de polo de inovação junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A iniciativa atende à chamada pública da entidade para investir recursos financeiros na implantação de Polos Embrapii IF, que envolvam os Institutos Federais, entidades parceiras e empresas do ramo industrial. De acordo com o arranjo proposto pelo edital, o polo de inovação cumpre o papel de desenvolver projetos de pesquisa aplicada e de formação de recursos humanos que atendam demandas tecnológicas da Indústria local.

O processo de seleção pela Empbrapii começou na última quarta-feira (1º) e o prazo para envio da Carta de Manifestação de Interesse é o próximo dia 24 de outubro. A proposta completa de credenciamento, que conterá um plano de ação detalhado, deverá ser enviada à Embrapii até o dia 24 de novembro de 2014. O resultado final será divulgado no dia 17 de março de 2015. Em princípio, serão selecionados cinco Institutos Federais em todo o Brasil.

A proposta do Ifes é construída em cooperação com empresas do setor industrial capixaba, especificamente aquelas associadas ao Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC). A proposta está integrada ao portfólio de projetos estruturantes do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G), que é coordenado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, a Petrobras e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A proposta conta com apoio das entidades que formam a rede do Fórum, tendo no grupo de trabalho, além do Ifes, a Ufes, o Senai-ES, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e o ES em Ação, que tem secretaria executiva no Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies).

O volume de recursos financeiros que poderão ser disponibilizados depende da proposta que será apresentada pelo Ifes. Existem duas modalidades de financiamento: Polo Embrapii, em que os recursos financeiros devem ser solicitados com base num plano de ação que contemple um horizonte de 6 anos, sem que exista limite pré-definido de financiamento a ser aportado pela Embrapii; e Polo Embrapii em Estruturação, em que o horizonte de operação do plano de ação é de 3 anos, com limite máximo de financiamento de R$ 3 milhões por parte da entidade. Nos dois casos, a proposta deve prever contrapartidas, tanto do Instituto proponente, quanto das empresas que apresentarão demandas a serem solucionadas por meio das pesquisas.

O Grupo de Trabalho Institucional responsável pela elaboração da proposta do Ifes é constituído pelo assessor para Implantação de Polos Tecnológicos, Tadeu Pissinati Sant'Anna; pela pró-reitora de Ensino, Araceli Verônica Flores Nardy Ribeiro; pelo pró-reitor de Extensão, Renato Tannure Rotta de Almeida; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Márcio Almeida Có; pelo diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires; pelo diretor de Pós-graduação do Ifes, Rony Cláudio de Oliveira Freitas; pelo diretor de Ensino Superior, Randall Guedes Teixeira; pelo diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Clayton Peronico de Almeida; pelo diretor de Extensão Tecnológica, Francisco José Casarim Rapchan; e pelo coordenador geral da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Christian Mariani Lucas dos Santos.

Embrapii

A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi formalmente constituída em maio de 2013 e qualificada como Organização Social pelo Poder Público Federal em setembro de 2013. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovacão – MCTI ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

O credenciamento junto à Embrapii tem o objetivo de incentivar o reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais para fortalecimento da capacidade de inovação no país. A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.