Página inicial > Notícias > IV Semana de Ciência e Tecnologia agita o Campus Cariacica do Ifes

IV Semana de Ciência e Tecnologia agita o Campus Cariacica do Ifes

Publicado: Sexta, 17 de Outubro de 2014, 19h19 | Última atualização em Sábado, 18 de Outubro de 2014, 18h25

Exposições, experimentos, palestras, oficinas e mostra de vídeos movimentaram o campus ao longo da semana.

Um espaço dedicado à difusão e ao aprendizado da ciência, tecnologia e inovação. Este foi o propósito da IV Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que aconteceu na última semana. Aberto ao público, o evento ocupou as salas de aula, o pátio interno e a área externa do campus entre segunda-feira (13) e sábado (18).

Nesta sexta-feira (17), centenas de alunos das redes pública e privada de ensino do município participaram das atividades da Semana e puderam conhecer diversos experimentos, observar exposições de trabalhos, frequentar oficinas, além de assistir a palestras e vídeos temáticos e até mesmo participar de uma troca literária.

A Feira contou com 46 estandes onde houve exposição de trabalhos de alunos do 2º e 3º anos dos cursos técnicos, além de cinco salas dedicadas à Expo Física, realizada pelos alunos do curso de Licenciatura em Física da unidade. Um grupo de astronomia, formado por alunos e ex-alunos do campus realizou apresentações em sala temática específica.

Ao longo da semana, a comunidade pôde participar ainda de 22 palestras sobre diversas áreas das ciências sociais aplicadas, com temas variados, como por exemplo, “Relacionamentos na era das Redes Sociais” e “Escolha de carreira: um projeto de vida”.
A programação contou também com oficinas que ensinaram desde a preparação de pratos gourmet até programação de softwares e a mostra de vídeos contou com 16 obras com temas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano trata da do desenvolvimento social. As exibições foram seguidas de debate.

Segundo o presidente da comissão organizadora do evento, professor Rodolfo Ribeiro, o evento estimula o trabalho em equipe e marca a vida dos alunos. Ele ressalta que alguns experimentos podem ter aplicação na prática. “Um grupo de alunos desenvolveu um sistema de captação de água de chuvas que pode gerar uma economia de recursos para o próprio Campus. O Diretor de Administração até já pediu uma reunião com eles”, comemora.

As alunas Helena de Carvalho e Eduarda Martinelli, do 3º ano do Curso Técnico em Administração, apresentaram sua pesquisa no estande “Relações de gênero e papéis sociais”. As estudantes reuniram dados sobre a diferença no tratamento entre homens e mulheres no dia a dia. Elas também aplicaram um questionário em uma amostra no bairro Campo Grande, no município. Ao final, ficaram estarrecidas com algumas das conclusões do estudo. “É impressionante quando você constata por meio da ciência que o machismo não é apenas um discurso, mas um traço cultural de nossa sociedade”, afirma a estudante Helena, de 17 anos de idade. “Dos entrevistados, 92% responderam que o comportamento da mulher é o responsável pelos estupros, por exemplo,” condena a aluna Eduarda, da mesma idade.

Lançamento de foguetes

A tarde desta sexta-feira (17) contou com a oficina de Lançamento Foguetes, realizada pelo Curso de Licenciatura em Física. O evento complementou a oficina de Construção de Foguetes, que aconteceu ao longo da semana. Feitos com garrafas plásticas e impulsionados pela mistura de água e ar comprimido, os cerca de 120 foguetes competiram em quesitos como tempo de voo em lançamento vertical e distância percorrida em lançamento oblíquo.

Os alunos puderam aprender na prática com uma experiência que parece simples, mas trabalha muitos conceitos da Física, como a conservação de energia, a hidrodinâmica e até expansão de gases. Para o professor Luiz Otávio Buffon, coordenador do Curso de Física, a feira cumpre um importante papel para a educação científica e tecnológica. “É uma oportunidade de aguçar a curiosidade científica e trabalhar o ensino fora da sala de aula”, explica.