Página inicial > Notícias > Professor português ministra palestra a representantes de setor portuário em Cariacica

Publicado: Segunda, 20 de Outubro de 2014, 12h55 | Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2016, 14h28

A atividade faz parte das ações do Campus Cariacica para implantação de Centro de Treinamento para Trabalhadores Portuários Brasileiros.

O Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebe o professor Eduardo da Silva Martins, coordenador do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) de Aveiro, Portugal. O professor ministrará palestra com o tema "Os portos em uma geografia econômica em transformação" na quarta-feira (22), a partir das 14 horas, no auditório do campus.

A palestra faz parte das ações de implantação do Centro de Treinamento para Trabalhadores Portuários Brasileiros no campus. O evento é uma realização do Campus Cariacica junto com Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), MULTILIFT, Órgão Gestor de Mão de Obra dos Trabalhadores Portuários (Ogmo-ES), Sindicato dos Operadores Portuários do Espírito Santo (Sindiopes) e Intersindical da Orla Portuária.

A palestra é aberta aos alunos e ao público em geral. Foram convidados para o evento autoridades e trabalhadores das entidades organizadores e da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Departamento de Portos e Costas da Marinha do Brasil (DPC/RJ), Marinha local, sindicatos em geral do setor, dos portos públicos e privados, Agências Marítimas, Secretaria do Trabalho e Emprego, importadores e exportadores e empresas do setor portuário.

Centro de Treinamento
Atualmente, o Campus Cariacica trabalha em várias frentes para implantação do Centro de Treinamento para Trabalhadores Portuários Brasileiros. Uma delas é um acordo com o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração e a Escola Náutica do Infante Henrique, de Portugal, para formação técnica e superior nas áreas dos portos, dos transportes marítimos e da logística.

O Campus Cariacica, junto com outras entidades do setor portuário, também assinará acordo de cooperação com o Centro de Treinamento Portuária da Antuérpia (Apec) para capacitação e treinamento. As cláusulas desse acordo já foram fechadas durante visita dos representantes da Apec ao Estado no início de setembro.