Projeto Apisfrut realiza entrega de kits e recebe representante do Ministério da Integração Nacional
Em solenidade realizada na quarta-feira (15), também foi assinado o acordo de cooperação técnica entre o Ifes e a Fibria.
Representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Instituto Saviesa e da Fibria estiveram reunidos na última quarta-feira (15) para assinar o acordo de cooperação técnica do projeto Apisfrut e receber Vitarque Lucas Paes Coêlho, coordenador de programas sub-regionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional. O Apisfrut – projeto de que visa incentivar a apicultura e a fruticultura, promovendo a inclusão produtiva e o desenvolvimento social – faz parte das Rotas de Integração Nacional, proposta pelo ministério.
O encontro aconteceu na sede da Fibria em Aracruz e teve início às 9 horas. Além de Vitarque Coêlho e dos representantes da empresa, estiveram presentes o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure; o coordenador do Apisfrut no Ifes, Adrúbal Viana; o engenheiro João Paulo do Carmo, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); o presidente do Instituto Saviesa, João Carlos Telles; a diretora técnica do Instituto Saviesa, Karina Moreira Nolasco de Carvalho; Luiz Carlos Pereira do Sacramento, representante do Incaper; e os secretários de Agricultura de Aracruz e Fundão, Almir Gonçalves Vianna e José Braz Menegatti Penha, respectivamente.
Vitarque disse estar surpreso pelo estágio avançado do projeto Apisfrut no Estado. Ele afirmou que diante de todos os projetos da Rota do Mel, uma das Rotas de Integração do ministério, esse é o que tem a execução em fase mais adiantada.
As Rotas de Integração são redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) setorialmente interligados que promovem a inovação, a diferenciação, a competitividade e a lucratividade dos empreendimentos associados, contribuindo para o desenvolvimento regional. No caso do Apisfrut, a intenção é capacitar, até 2015, 700 famílias cadastradas no programa Brasil Sem Miséria para a produção de mel e para a fruticultura com potencial apícola, estruturando uma rede de cooperação entre as diversas Associações de Apicultores e famílias beneficiadas no Espírito Santo.
A iniciativa conta com diversos parceiros, como prefeituras municipais, governo do Estado, associações de apicultores e empresas. O acordo de cooperação técnica assinado com a Fibria no evento de quarta (15), define que a empresa vai oferecer o pasto apícola (área necessária para a produção e manutenção de apiários) para os participantes do projeto e também vai unificar o plano de trabalho de um programa próprio de apicultura com o do Apisfrut.
Na reunião, também foram assinados os termos de doação de 29 kits de produção apícola para famílias de Aracruz e Fundão, bem como de kits de escritório para estruturação das sedes das associações de apicultores.
Em seguida, os representantes do Ifes e do Saviesa e o gestor do Ministério da Integração fizeram visita à Aldeia Areal, em Aracruz. Lá, puderam conhecer Tatiana Ferreira Vitoriano, que é a primeira participante do Apisfrut a povoar as colmeias recebidas e iniciar a produção de mel.
Redes Sociais