Página inicial > Notícias > Ifes é o campeão de projetos inscritos na Chamada CNPq-Setec/MEC nº 17/2014

Ifes é o campeão de projetos inscritos na Chamada CNPq-Setec/MEC nº 17/2014

Publicado: Segunda, 24 de Novembro de 2014, 19h17 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2016, 15h25

Instituto Federal do Espírito Santo inscreveu 150 projetos em todas as linhas do edital e de todos os campi em funcionamento.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi a instituição da Rede Federal que mais enviou propostas de projetos de pesquisa para a Chamada CNP-Setec/MEC nº 17/2014. Ao todo, o Ifes submeteu 150 propostas, em todas as quatro linhas de fomento atendidas pelo edital. As propostas contemplam ainda todas as nove grandes áreas de conhecimento consideradas pelo CNPq e foram submetidas por servidores de todos os campi do Ifes. A soma dos valores das propostas submetidas pelos pesquisadores do Instituto ultrapassa R$ 17 milhões.

Em relação às linhas de financiamento, 79 propostas (cerca de 52%) foram inscritas na Linha 4 do Edital (Soluções Inovadoras). A segunda rubrica com maior quantidade de propostas foi a Linha 1 (PD&I), com 28 propostas; seguida da Linha 3 (Torneio de Educação Profissional ), com 23 propostas; e a Linha 4 (Extensão Tecnológica) com 20 propostas.

No que diz respeito às grandes áreas de conhecimento consideradas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as Engenharias respondem pela maior parte das propostas enviadas. Nesta área, o Ifes submeteu 54 propostas (36%). Na área Ciências Exatas e da Terra o Instituto submeteu 31 propostas; em Ciências Agrárias, foram 26 projetos; e em Ciências Humanas, a quantidade de 15 propostas. As demais áreas juntas somam 24 propostas submetidas.

Segundo o Diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, o sucesso no número de solicitações é fruto de um trabalho colaborativo, que envolveu vários setores e agentes da instituição. “Houve uma grande mobilização, com ações de incentivo por parte dos gestores em vários níveis, mas principalmente grande envolvimento dos pesquisadores do Ifes”, comemora.

O segundo Instituto com maior quantidade de propostas submetidas foi o IFCE, com 144 projetos. O terceiro Instituto Federal com maior número de propostas foi o IF Goiano, com 124. Ao todo, o CNPq recebeu 1474 propostas.

Veja o gráfico com as inscrições por instituição da Rede Federal.

Entenda a Chamada CNPq-Setec/MEC nº17/2014

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou em agosto deste ano a Chamada nº 17/2014, voltada exclusivamente para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo é selecionar propostas que estimulem a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a extensão tecnológica, bem como a participação de estudantes em competições de conhecimentos técnicos e competências.

A chamada é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que a articulou com o CNPq e disponibilizou o montante de 40 milhões de reais para as quatro linhas de financiamento disponíveis.

A Linha 1 é voltada para projetos cooperados entre institutos federais e instituições parceiras demandantes, com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I), visando à solução de problemas reais do setor produtivo. São três faixas de financiamento: projetos de até R$ 100 mil; projetos de R$ 100.000,01 a R$ 300 mil; e projetos acima de R$ 300.000,01.

A Linha 2, de extensão tecnológica, contempla projetos cooperados que visem à promoção da melhoria contínua e o aumento da competitividade das empresas, associações ou cooperativas. As faixas de financiamento são: até R$ 70 mil e de R$ 70.000,01 a 100 mil.

A Linha 3 é destinada a projetos que visem preparar alunos dos institutos para participar em competições de abrangência regional, nacional e internacional, tais como Olimpíadas do Conhecimento, OBAP, entre outras.

Já a Linha 4 financiará projetos cooperados elaborados e executados por professores com o envolvimento obrigatório de alunos de cursos técnicos com foco na solução de problemas reais, com natureza institucional, empresarial ou comunitária. Para a terceira e quarta linhas, os projetos devem ter valor de até R$ 55 mil.

Assunto(s): Chamada 17