Página inicial > Notícias > Trabalhos de alunos de Edificações em exposição no Campus Vitória

Trabalhos de alunos de Edificações em exposição no Campus Vitória

Publicado: Segunda, 01 de Dezembro de 2014, 15h49 | Última atualização em Segunda, 01 de Dezembro de 2014, 16h24

"Prototipando a Construção Civil: Problemas e Soluções" mostrará diversas maquetes na biblioteca do campus.

Quem visitar a biblioteca do Campus Vitória do Ifes entre os dias 3 e 12 de dezembro poderá conhecer detalhes de instalações elétricas, reprodução de paredes com vários tipos de revestimento e estudos sobre causas e soluções para diversos defeitos comuns na construção civil. A exposição "Prototipando a Construção Civil: Problemas e Soluções" é organizada pela Coordenadoria de Edificações do Campus e será aberta ao público. Os trabalhos foram realizados pela turma M12 durante o aprendizado em três componentes curriculares do Curso Técnico Integrado em Edificações.

A exposição contará com maquetes desenvolvidas a partir da Casa Modelo do curso, em que é possível identificar as instalações elétricas de cada ambiente. Já as reproduções de paredes com acabamentos, realizadas durante a disciplina Tecnologias de Acabamentos, mostrarão várias possibilidades de revestimento e várias etapas da realização da obra, com apontamentos críticos sobre as técnicas utilizadas.

Os estudos sobre manifestações patológicas nas edificações, que também fazem parte da mostra, foram realizados ao longo da disciplina Projeto Integrador. Os estudantes percorreram edificações da cidade e identificaram falhas decorrentes de diversos motivos, como infiltração pela água e fundações mal planejadas.

Segundo a professora Ana Carolina Barnabé de Almeida, uma das orientadoras dos trabalhos, a exposição contribuirá para a difusão de conhecimento e tecnologias desenvolvidas na área da Construção Civil. “A mostra parte do princípio de que a edificação faz parte do cotidiano de todos os cidadãos e merece um olhar crítico.” destaca. O trabalho também contou com a orientação das professoras Carla Borjaille e Desilvia Machado Louzada.