Ifes realiza primeira avaliação para acesso de professores à Classe Titular
Professores do Ifes foram avaliados e serão promovidos à nova classe da carreira.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) organizou a primeira avaliação para acesso de docentes à Classe Titular da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A avaliação da documentação necessária para o acesso à classe máxima da carreira para os professores dos Institutos Federais aconteceu na última quinta-feira (27), na Reitoria.
Os candidatos foram avaliados por comissões compostas por avaliadores externos e internos. Para comporem as bancas de avaliação, foram convidados docentes do IFF (RJ), CEFET-RJ e IFMT. Cada comissão também contou com um docente do Ifes, que participou como avaliador interno.
A mudança de classe é possível a partir da promulgação da Lei nº 12.772/2012, que trata, dentre outros assuntos, do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Entre os critérios para ascensão, estão a necessidade de título de doutorado realizado ou validado no Brasil e da permanência no último nível da classe D IV há, no mínimo, dois anos.
A lei delega a cada Instituto Federal a responsabilidade de realizar a regulamentação necessária para o acesso. No Ifes, a Resolução Nº 40/2014 do Conselho Superior foi aprovada após consulta pública entre os meses de julho e agosto de 2014. A norma definiu a composição da comissão de avaliação e a pontuação atribuída às atividades que devem constar do Memorial, documento que comprova as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou de defesa de tese acadêmica inédita.
Foram promovidos os professores Adolfo Cassoli Gomes, Antônio Henrique Pinto, Eduardo Valentino Tonini, Helio Rosetti Junior, Leonardo Cabral Gontijo, Livia Rohr Cardoso, Luis Antônio da Silva, Marcelo Lucas Pereira Machado, Milson Lopes de Oliveira e Sidnei Quezada Meireles Leite.
Segundo a professora Livia Rohr Cardoso, a possibilidade de acesso à nova classe da carreira é um reconhecimento à formação e ao esforço dos docentes ao longo de toda a vida. “É muito gratificante reunir todos os documentos e relembrar atividades que foram tão importantes para nossa formação”, explica.
A professora também fez parte da comissão que elaborou a minuta do regulamento, aprovado pelo Conselho Superior. A comissão contou ainda com os professores Carlos Humberto Sanson Moulin, Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia, Anderson Mathias Holtz, Andre Romero da Silva, Marcelo Giordani Minozzo, Jose Marcos Stelzer Entringer e Werley Gomes Facco.
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