Página inicial > Notícias > Campus Vitória recebe lançamento de livro e documentário nesta terça (2)

Campus Vitória recebe lançamento de livro e documentário nesta terça (2)

Publicado: Segunda, 01 de Dezembro de 2014, 20h10 | Última atualização em Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 10h54

O documentário “Mulheres de Barro”, de Edileuza Penha de Souza, será exibido no mini auditório do Campus às 19h.

O Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) receberá nesta terça-feira (2) o lançamento de um livro e documentário da professora Edileuza Penha de Souza, a partir das 19 horas. O documentário “Mulheres de Barro” faz uma representação poética da realidade de 12 mulheres paneleiras e congueiras de Goiabeiras Velha. Já o volume 3 do livro “Negritude, cinema e educação – caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003” analisa filmes nacionais e estrangeiros de acordo com autores que têm em comum o compromisso com a democracia.

A professora Edileuza Penha de Souza é capixaba e doutora em Educação, Tecnologias e Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), onde leciona disciplinas sobre o pensamento negro contemporâneo e a imagem do negro no cinema. O documentário “Mulheres de Barro” faz parte de sua tese doutorado, que tem como tema as narrativas onde mulheres paneleiras e congueiras apresentam suas memórias afetivas.

O documentário apresenta um grupo de 12 mulheres paneleiras retratando seu trabalho como uma atividade social de movimentação das comunidades a que essas mulheres pertencem. Embora as narrativas individuais trilhem histórias, na maioria das vezes de tristeza e desamores, o documentário foca também o trabalho das paneleiras e as atividades coletivas como possibilidades de realização de sonhos, desejos e afetos.

Já o volume 3 do livro “Negritude, cinema e educação – caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003” foi publicado pela Mazza Edições, de Belo Horizonte, e contou com o prefácio do cineasta e sociólogo Noel dos Santos Carvalho. O novo volume dá continuidade aos volumes 1 e 2, lançados em 2006 e em 2007 respectivamente. A coleção analisa filmes nacionais e estrangeiros em textos elaborados por autores que têm em comum o compromisso com a democracia e a construção de uma sociedade justa e igualitária, expresso na militância em movimentos sociais.

A proposta da coleção é despertar professores para a importância do cinema nas diferentes disciplinas dos currículos de Ensino Fundamental e Médio. O novo volume reafirma compromissos com uma educação voltada para os valores de sociabilidade e solidariedade, presentes na Lei 10.639/2003, ao tornar obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira no currículo oficial das redes pública e privada.

Lançamento e exibição do documentário “Mulheres de Barro”
Local: Mini auditório do Campus Vitória
Terça, dia 2 de dezembro às 19h
Telefone: (27) 3331-2100

Lançamento do livro “Cinema, Negritude e Educação – Caminhos para implementação da lei 10.639/2003”
Local: Biblioteca do Campus Vitória
Terça, dia 2 de dezembro às 20h30.