Página inicial > Notícias > Campus Guarapari será sede estadual do Projeto Rondon

Campus Guarapari será sede estadual do Projeto Rondon

Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 16h29 | Última atualização em Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 17h12

O projeto envolve a participação voluntária de estudantes na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi escolhido como nova sede estadual do Projeto Rondon pelos próximos quatro anos. O projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). No Espírito Santo, envolve também a participação voluntária de estudantes de cursos técnicos e de graduação na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

As ações do Rondon são divididas entre os 27 estados e o Distrito Federal. Desde a criação da iniciativa, em 1967, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) tem sido a responsável pelo projeto no Estado. Com a mudança da sede para o Ifes, a expectativa é de que o projeto seja expandido para mais municípios, considerando que o Instituto tem campi em funcionamento em 19 cidades capixabas. Com isso, os estudantes que vivem em locais mais distantes da capital terão o acesso facilitado.

Para definir a nova direção estadual, foi realizada na Reitoria do Ifes, na última terça (9), uma assembleia geral. Na reunião, o professor Ronaldo Neves Cruz, diretor do Campus Guarapari, foi eleito o novo diretor-presidente; e o professor Denio Rebello Arantes, reitor do Ifes, foi eleito presidente do Conselho Consultivo pelos próximos quatro anos. Também foram escolhidos os novos membros dos conselhos Consultivo e Fiscal, que terão representantes do Ifes, da Ufes, e de outras instituições como a Universidade Vila Velha (UVV), a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e as Faculdades Integradas Espírito Santenses (Faesa).

Para o diretor do Campus Guarapari, Ronaldo Neves Cruz, a mudança da sede estadual para o Ifes criará novas oportunidades para os alunos da Instituição participarem de ações sociais e de projetos de pesquisa. “O estudante poderá aplicar os conhecimentos adquiridos no banco da escola desenvolvendo o trabalho voluntário, exercendo a cidadania e contribuindo com o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado”, comenta.

O projeto tem como principais objetivos contribuir para a formação do estudante como cidadão;
integrar o aluno ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolidar no participante o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e estimular no estudante a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

De acordo com a servidora Helliene Soares Carvalho, que há 10 anos está à frente da Diretoria de Operações do Projeto Rondon no Espírito Santo, será realizado um seminário no começo de 2015 para a elaboração de um novo cronograma de atividades. Ela destacou a importância das pesquisas feitas junto às comunidades para o desenvolvimento destes locais. “Envolvemos os estudantes na realidade dessas comunidades para realizar um diagnóstico que permita planejar ações e soluções possíveis para os problemas sociais destes grupos”, explica.