Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes têm dois trabalhos aceitos para a Febrace 2015

Estudantes do Ifes têm dois trabalhos aceitos para a Febrace 2015

Publicado: Segunda, 09 de Fevereiro de 2015, 16h20 | Última atualização em Quarta, 11 de Fevereiro de 2015, 09h49

Feira de Ciências e Engenharia é promovida pela Escola Politécnica da USP.

Estudantes dos campi São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tiveram trabalhos aceitos para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). No total, o Estado teve três trabalhos aceitos para a Mostra de Finalistas da Febrace, sendo dois do Instituto. O evento será realizado de 17 a 19 de março, em São Paulo.

Os alunos Aline Silva Lima e Wilton dos Santos Rocha, de São Mateus, tiveram aprovado o trabalho “Protótipo didático de célula fotoeletroquímica para o ensino de Física, Química e Ciências”, orientado pelo professor Thiago Rafalski Maduro. Segundo ele, o projeto vem sendo desenvolvido desde de novembro de 2013, sendo que os alunos são bolsistas do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), parceria do Ifes com a Petrobras.

No projeto, foi desenvolvido um roteiro de prática de confecção de células fotoeletroquímicas, utilizando matérias de fácil acesso e portabilidade, para experimentação em escolas que não possuem laboratório de Química. Um conjunto de maquetes foi construído para possibilitar a visualização de conceitos muitas vezes abstratos durantes aulas tradicionais.

O outro trabalho do Ifes aprovado é dos alunos Isaac de Oliveira Machado e Victor Hugo Gava Filho, de Cachoeiro de Itapemirim, com orientação do professor Whortton Vieira Pereira. “Aplicações do Motor Stirling Solar” é o título do projeto, na área de Engenharia Mecânica.

O terceiro trabalho do Espírito Santo aceito para apresentação na Febrace veio de uma escola estadual do município de Anchieta e se chama “O uso do peixe Betta no combate à febre chikungunya”, dos estudantes Tiago Guilherme Faria, Júlia Guilherme Faria e Isabela da Costa Tavares, orientado por Lucas Antônio Xavier e Rosilene Hercília Guilherme.