Página inicial > Notícias > Programa de Licenciaturas Internacionais recebe propostas para graduação sanduíche em Portugal

Publicado: Sexta, 20 de Fevereiro de 2015, 17h20 | Última atualização em Sexta, 20 de Fevereiro de 2015, 17h20

O edital Capes 074/2014 selecionará 40 projetos de parceria entre instituições de ensino para intercâmbio de estudantes de graduação.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), em Portugal, que selecionará projetos de parceria entre cursos de licenciatura de instituições de ensino superior brasileiras e universidades portuguesas, para a realização de graduação sanduíche de estudantes do Brasil. As instituições brasileiras que oferecem licenciaturas em Biologia, Física, Matemática, Química e Português podem inscrever projetos até o dia 15 de março, no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No Programa de Licenciaturas Internacionais, estudantes brasileiros fazem graduação sanduíche, em período de 12 a 22 meses, em instituições de ensino superior portuguesas parceiras. Participam desta edição do PLI as universidades do Algarve, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Lisboa, Minho, Nova Lisboa, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.

Para participar do PLI 2015 o coordenador proponente do projeto precisa ser docente com doutorado, estar vinculado a um dos cinco cursos de licenciatura relacionados no edital, ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente. Já a universidade brasileira deve ter a licenciatura legalmente constituída e possuir acordo geral de cooperação com a instituição portuguesa a que pretende enviar estudantes de graduação.

O Edital nº 74/2014 da Capes prevê a aprovação de até 40 projetos com sete alunos vinculados a cada proposta; a seleção final será publicada em junho de 2015, e o início das atividades dos estudantes em Portugal será em agosto. O edital também discrimina os valores e como serão efetuados os pagamentos de bolsas, auxílios deslocamento e instalação, passagens e seguro saúde durante a graduação sanduíche dos alunos e das missões de trabalho dos coordenadores brasileiros.

Acesse o Edital Capes nº 74/2014.

* Com informações do MEC.

Assunto(s): Portugal , Licenciatura , PLI , Capes