Página inicial > Notícias > Professor e ex-aluno do Ifes são indicados para prêmio Capixaba do Ano

Professor e ex-aluno do Ifes são indicados para prêmio Capixaba do Ano

Publicado: Terça, 24 de Fevereiro de 2015, 17h29 | Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2016, 14h31

Premiação é realizada pelo jornal A Gazeta, a partir de indicações feitas pelos editores da publicação.

Um professor e um ex-aluno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram indicados ao prêmio Capixaba do Ano 2014, organizado pelo jornal A Gazeta. Foram indicados, na categoria Educação: Rony Claudio de Oliveira Freitas, que é professor da Licenciatura em Matemática do Campus Vitória e diretor sistêmico de Pós-Graduação; e Gabriel Guimarães, ex-aluno do campus e que atualmente cursa Ciência da Computação em Harvard.

São 10 categorias no prêmio: Educação, Ação Social, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Esportes, Tecnologia, Designer ou Moda, Empreendedor e Economia e Desenvolvimento. Em cada uma delas, há três concorrentes, que são selecionados pelos editores do jornal como destaques do ano anterior. No caso da Educação, o terceiro escolhido é o professor de artes Evaldo Pereira, que idealizou e dirigiu um longa-metragem com alunos de ensino médio.

Rony foi indicado devido ao desenvolvimento do aplicativo Multibase, voltado para facilitar o ensino de Matemática e feito a partir do Material Dourado, de Maria Montessori. Ele disse estar surpreso, mas feliz com a indicação. “É muito bom, pois esse foi um projeto desenvolvido dentro do Ifes, com alunos da licenciatura e do mestrado em Matemática. Também é um reconhecimento do trabalho”, comentou.

Ele conta que a pesquisa terá continuidade este ano, com financiamento já aprovado pela Capes e CNPq. Mais funcionalidades do aplicativo serão desenvolvidas e será feita uma tentativa para ampliar o uso e medir resultados. Em sua versão atual, o Multibase está disponível para o sistema Android, podendo ser baixado pela Play Store, do Google.

Já Gabriel é ex-aluno do Curso Técnico em Eletrotécnica, do Campus Vitória. Hoje estuda Ciência da Computação na Universidade de Harvard, uma das mais prestigiosas do mundo. Em 2014, foi apontado pela revista “Business Insider” como um dos 19 universitários mais impressionantes de Harvard.

Acesse o Gazeta Online e conheça todos concorrentes