Divulgado o segundo edital do Programa de Apoio à Extensão
O Paex tem o objetivo de padronizar a formalização das ações de extensão no Ifes, facilitando o seu acompanhamento, fomento, divulgação e certificação.
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou nesta segunda-feira (16) o segundo edital do Programa de Apoio à Extensão (Paex). O objetivo do programa é cadastrar e formalizar, de maneira padronizada, todos os projetos de extensão do Ifes, viabilizando seu acompanhamento, fomento interno e externo, divulgação e certificação de todos os participantes. O cadastro ficará aberto ao longo de 2015, formalizando um novo ciclo do programa.
Neste segundo edital, foram disponibilizados formulários específicos para cada tipo de ação. Pelo documento, elas estão subdivididas em: programa, projeto, curso, evento, prestação de serviço, programa em rede e produto. Segundo o pró-reitor de Extensão, Renato Tannure, a intenção foi facilitar o cadastro. Também foi disponibilizada anexa ao edital a ficha de avaliação dos projetos, para que os extensionistas tenham em mãos os critérios de avaliação – todos baseados em princípios da Política Nacional de Extensão.
Tannure aponta que a modalidade de programa em rede é outra novidade deste edital. “O programa em rede permite a vinculação de várias ações dos campi a uma iniciativa única e ampla, gerida por uma coordenação-geral e por coordenações adjuntas. O objetivo dessa modalidade é criar um relacionamento entre equipes de extensionistas em todo o Ifes que realizam trabalhos relacionados a problemas que afetam a sociedade de maneira geral”, destacou. Alguns exemplos são o programa Mais Cultura Digital, a incubação de empreendimentos e as iniciativas para preservação e recuperação de recursos hídricos.
Há grandes vantagens na atuação em rede, na opinião do pró-reitor. “Isso facilita, por exemplo, que apresentemos a possíveis parceiros e apoiadores as nossas ações como integradas no nível estadual, com equipes multidisciplinares e potencial de impacto em todo o Espírito Santo. Ajuda tanto na captação de recursos quanto na distribuição equilibrada”, afirmou Tannure.
Outro ponto positivo é a capacidade de aliar as diferentes especialidades e competências dos campi, trazendo uma perspectiva multidisciplinar para uma mesma questão. “O fato de o Ifes ter vários campi é tem de ser visto como uma grande vantagem. Nós podemos converter a complexidade em força por meio do trabalho em rede e da integração. Essa é uma ideia surgiu a partir do Planejamento Estratégico, de estimular a mobilidade e o trabalho em conjunto.”
Trâmite
Os interessados em fazer o cadastro no Paex devem preencher o formulário disponibilizado no edital e apresentar à sua chefia imediata para anuência. Então, devem abrir um processo e enviar e-mail para o gestor de Extensão do campus, que dará ciência à direção-geral e incluirá outros documentos que forem necessários. Depois disso, o gestor fará o envio do arquivo digital do cadastro para a Proex.
Além de novas ações, o pró-reitor destaca que quem já tem projetos cadastrados pode fazer atualizações, caso julgue necessário.
Redes Sociais