Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Professores do Ifes participam de intercâmbio em Singapura
Início do conteúdo da página

Professores do Ifes participam de intercâmbio em Singapura

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2015, 18h14 | Última atualização em Quarta, 29 de Abril de 2015, 09h19

Eles embarcaram para receber treinamento em Tecnologia Naval e Oceânica.

 

Três professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) embarcaram para Singapura para receber treinamento em Tecnologia Naval e Oceânica. Eles foram selecionados pelo Programa Educacional Conjunto (PEC) implementado em parceria do Ifes com a Sembcorp Marine, empresa holding controladora do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), e com o Instituto Politécnico de Ngee Ann.

O PEC é um programa de transferência de know-how tecnológico, financiado pelo EJA, para desenvolver competências em Tecnologia Naval e Oceânica no Espírito Santo. Os professores Lucas de Carvalho Guesse, do Campus Aracruz; Manoel Tadeu Alves dos Santos, do Campus São Mateus; e Marco Antonio Pereira Stulzer, do Campus Vitória, viajaram no último dia 15 de abril e participarão do intercâmbio até 30 de agosto.

Lucas fará o aperfeiçoamento em Gestão da Produção Naval; Manoel, o aperfeiçoamento em Sistemas Navais e Oceânicos; e Marco Antonio, o aperfeiçoamento em Arquitetura Naval.

Além dos professores, 30 egressos do Ifes já estão em Singapura desde janeiro. Selecionados no ano passado, eles foram contratados pelo EJA como trainees. Além da formação recebida no Politécnico de Ngee Ann, de especialistas em Tecnologia Naval e Oceânica, também vão fazer estágio nos mais diversos setores de produção dos estaleiros do Grupo Sembcorp Marine.

Ao todo, desde 2013, já são 80 egressos e oito professores do Ifes que se beneficiaram do PEC, que vai funcionar até 2017. Os egressos das turmas do programa de 2013 e 2014 já estão trabalhando no EJA, em Aracruz, onde estão finalizando a construção do navio sonda de perfuração marítima Arpoador, o primeiro desse tipo feito no Brasil.

Pós-graduação
O coordenador do Programa Educacional Conjunto e assessor para Implantação de Polos de Inovação do Ifes, Tadeu Pissinati, informou que, além dos intercâmbios, "no próximo ano, deveremos lançar o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologia Naval e Oceânica do Espírito Santo, organizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), a fundação de apoio do Ifes".

Segundo Pissinati, com essa iniciativa, o Ifes começa a retribuir ao EJA a oportunidade de capacitação que vem sendo oferecida desde 2013. Há a intenção de abrir duas turmas, cada uma com 30 vagas, sendo uma em Aracruz e outra em Vitória. Ele adianta que o curso está sendo projetado a partir de demanda do Estaleiro Jurong Aracruz, dirigido aos seus engenheiros, mas está sendo negociada a possibilidade de oferecer vagas para a comunidade. O edital do curso está previsto para o início de 2016, informou.

Fim do conteúdo da página