Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para chamada pública para os Laboratórios de Cidades Sensitivas

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2015, 17h08 | Última atualização em Sexta, 15 de Maio de 2015, 17h08

O programa é realizado pelo Ministério da Cultura em parceria com a UFPE e distribuirá R$ 160 mil em prêmios. As inscrições vão até 19 de junho.

O Laboratório de Cidades Sensitivas (LabCEUs) lançou uma nova chamada pública para selecionar propostas de ocupação para realização de atividades nos laboratórios multimídia dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). O programa é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e distribuirá R$ 160 mil em prêmios. São dez ocupações de dois meses e cinco ocupações de quatro meses. As inscrições podem ser feitas até dia 19 de junho.

As inscrições devem ser feitas através do formulário disponibilizado no site do LabCEUs. Podem participar da chamada pública brasileiros, com mais de 18 anos, residentes em todo o território nacional. Os interessados devem propor atividades que estimulem a inovação, por meio de experimentações metodológicas nas atividades de ensino, pesquisa e produção colaborativa, dialogando com pelo menos uma das quatro temáticas descritas na chamada pública. São elas: Comunicação, Interatividade, Espaços e Território, e Raízes e Tradições.

As iniciativas contempladas deverão ser realizadas entre os meses de agosto e outubro de 2015, nas cidades de Colatina (ES), Águas Lindas de Goiás (GO), Campo Largo (PR), Erechim (RS), Horizonte (CE), Luís Eduardo Magalhães (BA), São Félix do Xingu (PA), Sertãozinho (SP), Sete Lagoas (MG) e Petrolina (PE).

Ao todo, o programa premiará 15 projetos através do InCiti - Pesquisa e Inovação para as Cidades. Os projetos com dois meses de duração receberão R$ 8 mil reais cada, e os de quatro meses terão apoio de R$ 16 mil. As propostas devem ter por objetivo a experimentação de métodos e processos criativos de ocupação dos territórios, podendo envolver iniciativas de criação, pesquisa, formação, produção, difusão, circulação, memória e demais ações que proporcionem interações entre a comunidade e a cidade.

As propostas serão analisadas por uma Comissão de Avaliação e Seleção, formada por gestores do programa LabCEUs, do MinC e das prefeituras das cidades contempladas pelo programa. Os critérios de análise serão, entre outros, relevância social e conceitual; criatividade da proposta; aplicabilidade no município selecionado e viabilidade de execução; e comprovação de articulação e parcerias com organizações socioculturais para o desenvolvimento das ideias e ações propostas.
O regulamento completo está disponível no site: http://culturadigital.br/labceus.

LabCEUS
A primeira chamada pública do programa Laboratório de Cidades Sensitivas foi feita em dezembro de 2014. Das 260 propostas recebidas de todo o Brasil, foram selecionadas quinze ocupações, que estão sendo realizadas nos CEUs das dez cidades envolvidas no programa LabCEUs. Os projetos trabalham de forma transversal com linguagens, expressões, dimensões culturais e artísticas. Há combinações de instrumentos musicais com metarreciclagem, jogos digitais com tecnologia GPS, rádio livre e intercâmbios, além de projetos de cartografia, audiovisual e fabricação digital.