Reitor do Ifes participa do lançamento da Frente Parlamentar de Ensino Profissionalizante
A frente é composta por deputados e senadores e tem o objetivo de dar continuidade à expansão da Rede Federal.
O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, participou nesta quarta-feira (20) do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante, em Brasília. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Federação Nacional dos Tecnólogos (FNT) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A solenidade aconteceu no Restaurante dos Senadores, no Anexo II do Senado Federal.
O objetivo da Frente é dar continuidade à expansão da Rede de Ensino Técnico e Profissionalizante, de forma a assegurar o cumprimento da Meta 11 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da oferta de vagas no ensino profissional, de forma a permitir que o jovem escolha se prefere seguir o ensino tradicional ou o ensino técnico de nível médio. A frente tem intenção ainda de promover e fomentar mecanismos de incentivo ao ensino técnico e profissionalizante no País.
Na oportunidade, o presidente do Conif, Belchior Rocha, entregou um documento com propostas de ações para a educação profissional e tecnológica, que inclui a continuidade da expansão da Rede dentro de uma estratégia de territorialização e defende a construção de 210 novas unidades até 2018.
Em seu discurso, Belchior ressaltou que a expansão da Rede e a valorização do ensino técnico são estruturantes para o País. “Precisamos manter as verbas e ampliar os recursos para a educação. O Brasil não pode mais esperar para dar um salto na produção do conhecimento, e essa Frente servirá de base parlamentar dentro do Congresso Nacional para promover o fortalecimento da educação profissional”.
Além do reitor do Ifes, reitores de institutos federais de todo o Brasil participaram do lançamento da frente parlamentar que, inicialmente, conta com a adesão de mais de 200 senadores e deputados federais de vários partidos.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif
Redes Sociais