Página inicial > Notícias > Quatro campi apresentam trabalhos na feira na 4ª Semana da Matemática

Quatro campi apresentam trabalhos na feira na 4ª Semana da Matemática

Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2015, 18h43 | Última atualização em Quinta, 28 de Maio de 2015, 17h17

Foram expostos 10 trabalhos na Feira, que faz parte da programação do evento que vai até esta sexta (29).

Dez trabalhos de professores e alunos de quatro campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram expostos na Feira da Matemática, realizada nesta quarta-feira (27) no Campus Vitória. A feira faz parte da programação da 4ª Semana da Matemática do Ifes, que começou na terça (26) e vai até o dia 29 de maio. O tema do evento é “O fazer Matemática em sala de aula da educação básica”.

Os projetos apresentados na feira abordaram curiosidades do ensino de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Dentre esses trabalhos, três são do Campus Vitória, três do Campus Linhares, três do Campus Venda Nova do Imigrante e um do Campus Nova Venécia.

Uma das apresentações que mais chamaram a atenção dos participantes na feira foi a intitulada “Teoria de Grafos para o Ensino Médio: Possibilidades a partir do uso de maquetes eletrônicas”. O trabalho foi realizado pelos alunos Esther Bimbato Bressanelli, Jonathas Queiroz Ribeiro Moraes, Sáhra de Almeida Metzker e Thierry Candido Pinto, do Campus Linhares, e contou com a orientação do professor Lauro Chagas e Sá.

A ideia se inspira na antiga cidade Russa de Königsberg, que era cortada pelo rio Pregel, e possuía duas ilhas e sete pontes que as interligavam ao continente. No projeto, os alunos montaram uma maquete da cidade e desafiaram os participantes a atravessar eletronicamente as sete pontes passando apenas uma vez por cada uma. O ramo da matemática que explica o caso chama-se Teoria de Grafos. Os alunos de escolas municipais de Vitória que visitavam o evento se divertiram com a interatividade da maquete.

Além da feira, também estavam na programação desta quarta-feira minicursos, apresentações orais e uma mesa-redonda. De acordo com a organização do evento, cerca de 120 trabalhos serão apresentados durante os quatro dias da Semana de Matemática, e são esperados ao todo mais de 250 participantes de todos os campi do Ifes e de outros estados. Confira a programação completa.

Ensino e aprendizagem
A quarta edição da Semana da Matemática tem o objetivo de possibilitar a socialização do conhecimento construído em educação matemática por meio das experiências de sala de aula e pesquisas de professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica Brasileira.

Para a aluna Estela Gomes, que cursa o 5º período da Licenciatura em Matemática do Campus Vitória e compõe a equipe de organização, o evento é muito importante para a formação dos alunos. “É uma experiência muito enriquecedora para nós, alunos, porque os temas abordados são muito interessantes. Além disso, aprendemos aqui a desenvolver trabalhos para eventos nacionais.” comenta.

Na terça-feira (26) o evento contou com uma cerimônia de abertura e com uma apresentação teatral matemática, feita pelo Grupo Matreta. Também na noite inicial foi realizada a palestra “Matemáticas em tempos de Malba Tahan”, ministrada pelo do professor Moysés Gonçalves Siqueira Filho, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Já nesta quinta-feira (27) será realizada uma mesa-redonda, minicursos, além de apresentações de pôsteres. Uma assembleia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Regional Espírito Santo) acontecerá a partir das 13h30, no Teatro do Campus Vitória.

No último dia do evento acontecem o Seminário Integrado do Pibid/Ifes/Matemática, apresentações e de pôsteres, além de uma exposição didático-pedagógica. A palestra de encerramento será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Victor Giraldo, com o tema “Formação de Professores que Ensinam Matemática: Integrando Recursos, Saberes e Práticas”.

Confira os trabalhos apresentados na Feira de Matemática:

Campus Linhares
A Razão Áurea em logomarcas de organizações atuantes no Brasil
Participantes: Hugo Pereira Stocler, Reziele Maria Malavasi, Lauro Chagas e Sá

Matemática e Arte: Um estudo sobre as Isometrias utilizadas nas obras de Escher
Participantes: Jacy Bruno Sotele, Thaina Bonfá, Lauro Chagas e Sá

Teoria de Grafos para o Ensino Médio: Possibilidades a partir do uso de Maquetes Eletrônicas
Participantes: Esther Bimbato Bressanelli, Jonathas Queiroz Ribeiro Moraes, Sáhra de Almeida Metzker, Thierry Candido Pinto, Lauro Chagas e Sá

Campus Nova Venécia
Resgatando conteúdos matemáticos fundamentais para o Ensino Médio
Participantes: Clariana Martinelli Silva, Lucas Pagung da Silva

Campus Vitória